Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Um menino de 10 anos foi baleado na cabeça na favela São João, no Engenho Novo, Zona Norte do Rio de Janeiro, na tarde de quinta-feira (19). Moradores afirmam que a vítima estava jogando futebol com outras crianças quando policiais militares entraram na comunidade e começaram a disparar.
A Polícia Militar, por sua vez, alega que os agentes realizavam patrulhamento na área quando foram atacados a tiros.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram dois moradores carregando a criança pelas ruas da favela, com a cabeça sangrando. Um deles, segurando a mão do menino, afirma que não havia confronto no momento. “Criança baleada. Acabaram de balear uma criança, covardia”, grita o morador enquanto caminha com o menino. Ele ressalta que o garoto estava jogando futebol e que não havia motivo para a violência. “Isso é covardia, rapaz. Uma criança dentro do campo e nós trabalhando. Olha a hora que é, o moleque estava dentro do campo. Covardia”, lamenta o homem.
Em outro vídeo, um morador descreve a cena em que o garoto foi atingido. “Quatro horas da tarde e eles subiram a rua dando tiros para dentro do campo. Não tinha ninguém na rua, saíram dando tiro, tudo lá para cima, e pegaram o menorzinho. Nós tudo trabalhando lá. Outra criança mostrou que estava saindo sangue da cabeça do moleque, balearam a criança. Bando de covarde”, diz ele.
A Polícia Militar informou que agentes da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP) estavam patrulhando a área para combater o tráfico de drogas quando foram atacados a tiros, resultando em um confronto. Segundo a PM, um homem, suspeito de participar da ação criminosa, foi ferido e está sob custódia na UPA do Engenho Novo. Durante a operação, um fuzil, dois rádios comunicadores e drogas foram apreendidos.
Imagens que circulam nas redes sociais também mostram moradores gritando “covardes” e batendo na lateral de um blindado da PM, enquanto os policiais entram no veículo e deixam o local. A Polícia Militar declarou que, após a operação, soube que a criança ferida havia sido socorrida para o Hospital Municipal Salgado Filho.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que o estado de saúde do menino é estável, embora a criança ainda não tenha sido identificada. O caso está sendo investigado pela 25ª DP (Engenho Novo).