Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Os reservatórios das Usinas Hidrelétricas (UHE) do Sistema Interligado Nacional (SIN) atingiram 50% de armazenamento nesta sexta-feira (27), conforme dados divulgados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
O aumento é atribuído às chuvas dos últimos dias e às ações implementadas pelo Ministério de Minas e Energia (MME) para assegurar a segurança energética no Brasil.
Após enfrentar o pior período de estiagem da história, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o início da temporada de chuvas, em novembro, trouxe alívio para os reservatórios que abastecem grande parte da eletricidade do país. O menor nível registrado em 2024 foi de 43,69%, no dia 6 de novembro.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, destacou que um país com 12% da água doce do planeta não pode prescindir de políticas públicas voltadas ao manejo adequado dos reservatórios hidrelétricos. Ele afirmou que o governo trabalha diariamente para eliminar a pobreza energética, garantindo uma energia de qualidade e confiável para a população.
Entre as medidas adotadas neste ano, o Comitê de Monitoramento do Sistema Elétrico (CMSE) restringiu a vazão defluente nos reservatórios das UHE Jupiá e Porto Primavera, localizadas nos estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo, o que permitiu um acréscimo de até 11% no armazenamento de água nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, responsáveis por 70% da capacidade de geração de energia elétrica do país.
Além disso, foi implementada a política de reservar água nos reservatórios da região Norte, afetados pela grave escassez hídrica em áreas como o Rio Xingu, que recebeu declaração oficial de escassez pela Agência Nacional das Águas (ANA) em 2024.
O ministro também ressaltou o impacto positivo das fontes renováveis na gestão hídrica, destacando os recordes brasileiros na geração de energia eólica e solar. Para 2025, estão previstas novas ações para assegurar o abastecimento de energia elétrica e o uso sustentável da água para toda a população.