Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Uma ponte provisória, construída após as enchentes de maio de 2024 em Feliz, a aproximadamente 80 km de Porto Alegre, foi arrastada pela correnteza do Rio Caí nesta quinta-feira (02), menos de três meses após sua inauguração.
A região foi atingida por uma forte chuva na quarta-feira (1º), e a Prefeitura de Feliz estima que, em um intervalo de dez horas, a água avançou rapidamente, comprometendo a estrutura da ponte.
De acordo com o Executivo municipal, às 9h da manhã a ponte já estava coberta pelas águas. Por volta das 17h, começaram a aparecer sinais de comprometimento e, por volta das 19h, a ponte já havia sido totalmente levada pela correnteza.
A travessia ligava o centro da cidade, com 13,7 mil habitantes, às localidades de São Roque e Picada Cará, além de fazer a conexão com o município de Linha Nova. A ponte foi inaugurada em outubro de 2024. O prefeito de Feliz, Júnior Freiberger (PSD), afirmou que, sem essa ponte, o município perdeu a conexão entre os dois lados para veículos pesados, o que afeta não apenas a mobilidade local, mas toda a região e, provavelmente, o estado.
Com a ponte indisponível, a alternativa para a travessia é um desvio de cerca de 20 km por Vale Real ou Bom Princípio, conforme informado pela administração municipal.
A estrutura da ponte provisória era composta por nove contêineres reforçados com estruturas metálicas e foi erguida por meio de uma mobilização entre moradores, iniciativa privada e poder público. A outra travessia do município, a Ponte de Ferro, não foi afetada pelas chuvas.
O prefeito explicou que somente após a água baixar será possível verificar se os contêineres foram deslocados, quanto foram arrastados ou se apenas afundaram. Segundo ele, o nível do Rio Caí em Feliz chegou a cinco metros, pelo menos dois metros acima do normal. Em maio, quando a outra ponte foi destruída, o nível do rio chegou a quase 14 metros.