Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A Polícia Federal (PF) realizou na manhã desta quarta-feira (08) a Operação Falsarius em Rio das Ostras, no Rio de Janeiro (RJ), com o objetivo de desarticular um grupo suspeito de ensinar golpes digitais por meio de um site ilegal chamado “Brasil Store”.
A plataforma oferecia informações sigilosas de vítimas a pessoas interessadas em abrir contas bancárias e realizar compras virtuais fraudulentas.
As investigações identificaram que um dos suspeitos atuava na internet ensinando técnicas para aplicar golpes, incluindo a venda de dados pessoais, contas bancárias e cartões clonados. O suposto líder do grupo já havia sido preso na semana passada, mas a Polícia Federal apura a participação de outros integrantes no esquema criminoso.
Durante a operação, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara Federal de Campos dos Goytacazes (RJ). Nos endereços investigados, localizados em Rio das Ostras, na Região dos Lagos, os agentes apreenderam seis pen drives, três laptops, um computador e dois telefones. Os dispositivos serão analisados para coletar provas que auxiliem nas investigações.
Os suspeitos poderão responder pelos crimes de estelionato e associação criminosa, cujas penas somadas podem ultrapassar 14 anos de prisão. A operação segue em andamento para identificar outros possíveis envolvidos.