Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Ao menos 18 estados brasileiros devem enfrentar fortes chuvas nesta quinta-feira (09), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As precipitações, concentradas nas regiões Centro-Oeste, Norte, Nordeste e Sudeste, devem vir acompanhadas de queda nas temperaturas ao longo do dia, diferentemente do início da semana.
Minas Gerais, Espírito Santo e o sul da Bahia estão sob alerta vermelho, classificado como de “grande perigo”, devido ao alto risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas. Nesses locais, o volume de chuva pode superar 60 mm por hora ou ultrapassar 100 mm ao longo do dia.
O Inmet também emitiu um alerta amarelo, de “perigo potencial”, para o litoral de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Nessa faixa, há menor risco de alagamentos e deslizamentos pontuais.
Chuvas intensas, com volumes entre 30 e 60 mm/h e ventos de 60 a 100 km/h, são esperadas em estados como Rio de Janeiro, Maranhão, Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e São Paulo, além de áreas do litoral do Pará e sul do Tocantins. Esses fenômenos podem provocar interrupções no fornecimento de energia, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Outro alerta amarelo foi emitido para chuvas menos intensas, de 20 a 30 mm/h, e ventos de 40 a 60 km/h, abrangendo áreas do Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, sul do Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí e Pernambuco.
A formação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) é apontada como responsável pelo aumento do volume de chuva frequente e persistente, com previsão de atuação até o final desta quinta-feira. No Sudeste, as chuvas devem se concentrar em Minas Gerais, norte do Rio de Janeiro e Espírito Santo, enquanto uma Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) deve espalhar precipitações pela costa Norte do Nordeste ao longo da semana.
Segundo o MetSul Meteorologia, a tendência é de aumento gradual das chuvas, principalmente na Bahia, Maranhão e Piauí. Já na região Sul, as chances de precipitação permanecem reduzidas.