Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O ministro do Turismo, Celso Sabino, explicou nesta quinta-feira (20) que o incêndio que atingiu a Blue Zone da COP30 foi iniciado por um celular que estava carregando no pavilhão. Segundo ele, o fogo foi contido pelos próprios bombeiros civis que trabalham no evento. O governo do Pará informou que o incêndio já foi controlado e não houve feridos.
VÍDEO: Incêndio de Grandes Proporções Atinge Pavilhão da COP30 em Belém
“Recebi imagens do local do princípio do fogo com um carregador e um celular em uma régua de carregamento — afirmou o ministro. — Quem conteve o fogo foram as equipes de bombeiro civil que estão trabalhando no evento, muito treinadas e com muitos extintores” — completou Sabino.
O ministro também ressaltou que o episódio “poderia ter sido em qualquer lugar do planeta” e que a Blue Zone poderá ser liberada para as atividades “em poucos minutos”. Segundo ele, a estrutura da conferência foi erguida com material antichamas e a energia elétrica foi cortada em parte da estrutura da COP30.
Peritos dos bombeiros farão a análise técnica e perícia para identificar oficialmente a causa do incêndio. A retomada das negociações na Blue Zone será decidida pela ONU e pela secretaria da COP30, podendo ocorrer ainda hoje ou amanhã.
O coordenador do Observatório do Clima, Claudio Angelo, classificou o incidente como algo inédito na conferência. “Nunca houve, em 30 anos de Convenção do Clima, uma Zona Azul pegando fogo. A relação da ONU com a Casa Civil não poderia ficar pior do que já está” — disse Angelo.
Conforme a UNFCCC, o Corpo de Bombeiros do Pará ordenou a evacuação do local e realizará “verificações de segurança completas”. Uma nova atualização será divulgada às 16h.