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O Procon-SP notificou nesta sexta-feira (31) a Ticketmaster para investigar se o possível vazamento de dados de 560 milhões de clientes da empresa global de venda de ingressos atingiu brasileiros. A medida foi tomada após denúncias de que um grupo de hackers roubou os dados de milhares de clientes da plataforma, incluindo nomes, endereços, números de telefone e detalhes parciais de cartões de crédito.
O órgão de defesa do consumidor solicita à Ticketmaster informações sobre como os dados dos clientes são coletados e armazenados, quantos cadastros de brasileiros foram potencialmente afetados e quais medidas foram tomadas para mitigar os danos e informar os consumidores brasileiros caso seus dados tenham sido comprometidos. As respostas devem ser enviadas ao Procon-SP em 48 horas a partir da próxima segunda-feira (3).
Ataque global
O grupo hacker ShinyHunters afirma ter roubado os dados de clientes da Ticketmaster em todo o mundo e está oferecendo-os para venda por US$ 500 mil (R$ 2,6 milhões). O governo australiano, onde o caso está sendo investigado, orienta os clientes com dúvidas a entrarem em contato diretamente com a Ticketmaster. O FBI também está colaborando com as autoridades australianas na investigação.
O ShinyHunters já havia se destacado no passado por realizar ataques cibernéticos a diversas empresas, causando prejuízos de milhões de dólares e impactando milhões de pessoas. Em 2023, um membro do grupo foi condenado a três anos de prisão e multa de US$ 5 milhões nos Estados Unidos.