Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
A cidade de São Paulo entrou em estado de atenção para alagamentos neste sábado (2), devido a fortes chuvas que atingiram várias regiões da capital. O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), órgão da Prefeitura de São Paulo, emitiu o alerta às 13h56 e o manteve até as 16h50, acompanhando as instabilidades que provocaram tempestades intensas.
De acordo com o CGE, o ar quente e úmido favoreceu a formação de áreas de instabilidade, trazendo chuvas de moderadas a fortes principalmente nas zonas Oeste, Sul, Marginal Pinheiros e Centro. Como consequência, algumas subprefeituras enfrentaram situações críticas. Em Santo Amaro, o Córrego Água Espraiada transbordou na Rua Jorge Duprat Figueiredo, nas proximidades da Avenida Jornalista Roberto Marinho, por volta das 15h18. Já na zona leste, o transbordamento do Rio Verde, em Itaquera, e o excesso de água na Rua Manoel Barbalho de Lima, no Itaim Paulista, elevaram o nível de alerta na região.
A concessionária Enel relatou que mais de 66 mil imóveis ficaram sem energia elétrica em toda a Grande São Paulo, dos quais 56 mil foram na capital. Até as 17h, técnicos da empresa seguiam com os trabalhos para normalizar o fornecimento.
O CGE e a Defesa Civil informaram que toda a cidade de São Paulo permaneceria em estado de atenção devido à continuidade das instabilidades atmosféricas. Além da capital, outras cidades da região metropolitana e do interior, como Jundiaí, São Roque e Campinas, também foram impactadas pelas chuvas.
As rajadas de vento chegaram a 46 km/h nas proximidades do Aeroporto de Congonhas, segundo registros da Defesa Civil. Na zona sul, bairros como Jardim São Luís e Vila Babilônia acumulavam cerca de 30 mm de chuva entre 13h40 e 14h40, período em que o Corpo de Bombeiros foi acionado para atender a sete ocorrências de queda de árvores. Nenhum dos casos resultou em feridos.
Para o domingo (3), a previsão é de que o tempo siga instável, com possibilidade de novas pancadas de chuva, trovoadas e ventos fortes, mantendo o estado de atenção para alagamentos e quedas de energia em São Paulo e municípios vizinhos.