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A partir desta quarta-feira (22), a Uber começa a liberar seu serviço de transporte de passageiros em motocicletas em São Paulo, entrando na disputa com a 99 para oferecer a modalidade na cidade. A decisão judicial recente que impede a multa à 99 por desobedecer um decreto municipal foi crucial para o lançamento do serviço pela Uber, que, assim como a concorrente, começa a operar fora do centro expandido da capital paulista.
A chegada do Uber Moto à cidade de São Paulo ocorre em um momento de crescente debate sobre a legalidade e segurança do serviço. A empresa citou uma decisão judicial de 21 de janeiro que negou a liminar solicitada pela Prefeitura de São Paulo, que tentava suspender o funcionamento do serviço de motocicletas. O juiz responsável pela decisão lembrou que o Supremo Tribunal Federal (STF) já se posicionou a favor da liberdade de iniciativa no transporte privado, considerando inconstitucional qualquer tentativa de restrição ou proibição da modalidade.
A Uber ressaltou em seu comunicado que o serviço de transporte de motos já está presente em várias cidades do Brasil, onde tem se consolidado como uma alternativa importante para áreas periféricas com transporte público limitado. De acordo com a empresa, as viagens realizadas pelo Uber Moto têm custos, em média, 40% mais baixos que o UberX, e muitas delas representam o que é conhecido como “última milha”, ou seja, o trajeto entre o ponto de ônibus ou estação de metrô até a residência do passageiro.
Apesar das críticas do prefeito Ricardo Nunes (MDB), que em 2023 chegou a afirmar que o serviço de motos poderia causar uma “carnificina” na cidade devido à falta de segurança, a Uber argumenta que a demanda pela modalidade é significativa, especialmente nas regiões mais periféricas, e que o serviço tem mostrado alto potencial de geração de renda.
O Uber Moto foi o primeiro serviço de transporte de motos a operar em São Paulo, mas enfrentou resistência desde o início. O decreto municipal nº 62.144/2023, assinado pelo prefeito, proibiu a operação de transporte de passageiros por motocicletas na cidade, o que gerou uma batalha judicial que agora ganha novos contornos com a decisão favorável à 99 e a entrada da Uber no mercado paulistano.
