Controladora do TikTok, a empresa chinesa ByteDance deve registrar uma receita bruta de aproximadamente US$ 63 bilhões em 2021. Se a estimativa for confirmada, a receita terá um aumento de 60% em relação a 2020.
Lançado em 2017, o aplicativo da China impulsionou as receitas da empresa, que em 2020 mais do que dobraram, saindo de US$ 17 bilhões para US$ 34,3 bilhões.
A estimativa da receita bruta anual da ByteDance foi antecipada pelo site The Information. A cifra deve consolidar a dona da TikTok como uma das 5 maiores vendedoras de anúncios online do mundo.
Ao lado de Google, Facebook (agora Meta), Alibaba e Amazon, a empresa foi responsável por 46% do mercado de anúncios online em 2020, com cifras que ultrapassaram a casa dos US$ 296 bilhões.
Como comparativo do aumento exponencial, em 2010 as 5 principais companhias – Google, Viacom/CBS, News Corp/Fox News, Comcast e Disney – respondiam por 17% do mercado e movimentaram cerca de US$ 70 bilhões.
Segundo o The Information, a receita da ByteDance tem crescido mais que a de seus concorrentes em 2021 devido ao sucesso do TikTok, que foi o aplicativo mais baixado em todos os meses de 2021, segundo a consultoria digital SensorTower.
Além disso, atingiu a marca de 1 bilhão de usuários no mundo em setembro e superou os 3 bilhões de downloads em julho, feito que até então só havia sido atingido pelos produtos do Facebook (WhatsApp, Messenger e Instagram).