Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A Agência Espacial Européia (ESA) e a NASA Solar Orbiter capturaram imagens do Sol em detalhes nunca vistos. As imagens foram tiradas em 7 de março de 2022, quando a espaçonave cruzava diretamente entre a Terra e o Sol a uma distância de aproximadamente 75 milhões de quilômetros, a meio caminho entre o nosso mundo e sua estrela-mãe, informou a ESA em comunicado.
Uma das imagens, tirada pelo Extreme Ultraviolet Imager (EUI) mostra o disco completo do Sol e a atmosfera externa, a coroa na imagem de maior resolução já obtida.
Outra imagem, tirada pelo instrumento Spectral Imaging of the Coronal Environment (SPICE), representa a primeira imagem de um Sol pleno – a primeira do tipo em 50 anos. Foi tirada no comprimento de onda Lyman-beta da luz ultravioleta que é emitida pelo gás hidrogênio.
O telescópio de alta resolução do EUI tira fotos com uma resolução espacial tão alta que, a essa distância, é necessário um mosaico de 25 imagens individuais para cobrir todo o Sol. Tiradas uma após a outra, a imagem completa foi capturada em um período de mais de quatro horas porque cada ladrilho leva cerca de 10 minutos, incluindo o tempo para a espaçonave apontar de um segmento para o outro.
Veja as fotos:
Ver essa foto no Instagram