Nos siga em

O QUE ESTÁ PROCURANDO

(Divulgação)

Ciência e Tecnologia

Nova tecnologia da UE simula futuro da Terra: Veja como funciona!

A União Europeia apresentou um sistema de réplicas digitais do planeta Terra para simular as repercussões das mudanças climáticas, desenvolvido com o uso de supercomputação e inteligência artificial.

Este sistema tem como objetivo prever futuros cenários climáticos que colocam em risco a sobrevivência humana e de outras espécies, com uma precisão sem precedentes, além de permitir que todos os setores da sociedade se adaptem ao impacto desse fenômeno.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Batizado de “Destination Earth”, o projeto foi destacado por Margrethe Vestager, vice-presidente da Comissão Europeia responsável pela digitalização, como uma oportunidade para analisar detalhadamente o planeta e demonstrar como as políticas ambientais influenciam o clima.

Funcionamento da réplica digital da Terra

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O sistema desenvolvido oferece simulações detalhadas do planeta Terra que serão extremamente úteis em diversos setores, como agricultura, energias renováveis e gestão de água.

Fornecendo informações cruciais para a adaptação às mudanças climáticas, esta ferramenta permite a previsão de fenômenos climáticos complexos e seus impactos socioeconômicos, essencial para melhorar a tomada de decisões e o desenvolvimento de estratégias de mitigação.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Vestager enfatizou a importância de usar esta ferramenta para limitar o aumento da temperatura global a menos de 1,5 ºC em relação aos níveis pré-industriais até o final do século.

Possibilidade de prever o futuro com inteligência artificial

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O projeto “Destination Earth”, que incorpora inteligência artificial, permitirá que cientistas e formuladores de políticas explorem a evolução do sistema terrestre sob diversos cenários hipotéticos ao longo de várias décadas.

Embora algumas aplicações do sistema estejam disponíveis para o público em geral, a maioria será reservada para centros de pesquisa e entidades públicas devido ao alto consumo de recursos computacionais necessários para executar as simulações.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Além disso, as simulações precisas e dinâmicas do sistema, alimentadas por vastos conjuntos de dados observacionais, oferecerão ferramentas para antecipar os impactos regionais das mudanças climáticas, detectar riscos naturais e gerenciar ecossistemas de forma mais eficaz.

Os líderes deste avanço destacaram o potencial desta iniciativa para proteger a biodiversidade e gerenciar recursos vitais em um ambiente global em constante mudança, enfatizando que ciência e tecnologia devem colaborar para enfrentar os desafios atuais.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Expansão da tecnologia na Europa

Este sistema foi desenvolvido desde 2021 através da colaboração entre o Centro Europeu de Previsão Meteorológica de Médio Prazo, a Agência Espacial Europeia e a Organização Europeia para a Exploração de Satélites Meteorológicos, com o apoio de mais de cem parceiros públicos e privados.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O coração tecnológico do projeto está no supercomputador LUMI EuroHPC, localizado em Kajaani, Finlândia. Este local específico, situado em uma antiga instalação de moinho, permitiu minimizar custos e impactos ambientais.

Além do LUMI, a UE opera outros quatro supercomputadores para projetos semelhantes, incluindo MareNostrum 5 em Barcelona e Leonardo em Bolonha, destacando a impressionante capacidade tecnológica da Europa no campo da supercomputação.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Esses avanços tecnológicos beneficiam não apenas a Europa, mas também têm o potencial de influenciar globalmente, fornecendo informações cruciais que países ao redor do mundo podem usar para ajustar suas estratégias de combate e adaptação às mudanças climáticas.

Ciência e inteligência artificial para salvar o planeta Terra

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A tecnologia subjacente a este sistema baseia-se em recursos avançados de supercomputação, dados e inteligência artificial desenvolvidos na União Europeia.

O financiamento inicial para o sistema foi de 210 milhões de euros, provenientes de fundos comunitários, e está previsto um investimento adicional de 168 milhões de euros nos próximos dois anos para expandir suas capacidades.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Esta réplica digital do planeta Terra exemplifica como a combinação de recursos e tecnologia avançada pode oferecer soluções eficazes e de grande alcance para um dos problemas mais urgentes de nosso tempo.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Escrito Por

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Destaques

quina são joão

Economia

Na noite deste sábado (22), a Caixa Econômica Federal realizou o sorteio especial da Quina de São João, um concurso que não acumula e...

Violência apartheid Lewandowski Violência apartheid Lewandowski

Brasil

O Ceará vive sob o terror de uma onda de violência que já deixou 12 mortos e 9 feridos desde a madrugada da última...

Mundo

O impacto de vários projéteis russos em uma área residencial na cidade de Kharkiv, no nordeste da Ucrânia, resultou na morte de pelo menos...

Mundo

Em meio à crescente tensão na fronteira entre Israel e o Líbano, o Exército israelense informou neste sábado que atacou um posto de observação...

Bizarro

Parlamentares usam linguagem menos complexas em dias quentes. As alterações climáticas têm muitos efeitos generalizados e complicados no bem-estar das pessoas e do planeta,...

Mundo

O mundo está à beira de uma catástrofe, disse o Secretário-Geral da ONU, António Guterres, na sexta-feira, apontando os riscos de um potencial conflito...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Brasil

São Paulo

Um homem de 31 anos foi preso em flagrante na manhã da última sexta-feira (21) após ser flagrado transportando mais de 100 quilos de...

São Paulo

Na sexta-feira (21), a Polícia Civil desarticulou uma operação criminosa em um condomínio de luxo na cidade de Igaratá, interior de São Paulo. Doze...

Assessor da Prefeitura de Duque de Caxias Assessor da Prefeitura de Duque de Caxias

Brasil

Michel Laeber Estevão, conhecido como Xexéu e assessor da Prefeitura de Duque de Caxias, Rio de Janeiro, foi vítima de um assassinato a tiros...

Aeroporto de Guarulhos Aeroporto de Guarulhos

São Paulo

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) suspendeu os efeitos da medida cautelar que limitava o número de voos no Aeroporto Internacional de São...

Brasil

O estudante Yoshinori Kubota Lima, 20 anos, cujo desaparecimento foi reportado desde a manhã de quarta-feira (19/6), foi encontrado sem vida pela Polícia Civil...

(Polícia Civil do Ceará) (Polícia Civil do Ceará)

Brasil

Uma onda de violência iniciada na madrugada de quinta-feira (20) em Viçosa do Ceará, a cerca de 360 km de Fortaleza, resultou na morte...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Facebook
X\Twetter
LinkedIn
WhatsApp
Threads
Telegram
Reddit