Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A fabricante de carros voadores Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer, apresentou o protótipo de seu eVTOL (veículo elétrico de decolagem e pouso vertical) durante a 45ª edição do Farnborough Airshow, no Reino Unido.
A empresa também anunciou a finalização da seleção de fornecedores primários para a aeronave, avançando agora para a fase de desenvolvimento. O protótipo, desenvolvido na unidade da Embraer em Gavião Peixoto (SP), passará por uma série de testes.
Johann Bordais, CEO da Eve, afirmou em comunicado: “Esse é um passo importante que reforça o nosso compromisso com a segurança, acessibilidade e inovação. Agora, devemos focar na preparação de uma rigorosa bateria de testes, mas vamos além da criação de uma aeronave – estamos desenvolvendo um ecossistema completo de soluções para modelar o futuro da indústria de Mobilidade Aérea Avançada.”
Os testes avaliarão aspectos operacionais, desempenho, capacidades de voo e recursos de segurança do eVTOL, visando melhorias no design e funcionalidade do veículo.
Bordais acrescentou: “Esta fase intensiva de testes marca o início do próximo passo fundamental em nossa jornada. Isso garante que nosso eVTOL atenda aos altos padrões e expectativas que estabelecemos para desempenho e segurança.”
A estratégia inicial da Eve Air Mobility prevê a operação de 245 eVTOLs em mais de 100 rotas, com 37 vertiportos (aeroportos para carros voadores) atendendo 4,5 milhões de passageiros anuais em uma cidade do porte do Rio de Janeiro.
O projeto do eVTOL inclui:
– Capacidade atual para quatro passageiros, com possibilidade de expansão para seis conforme avanços regulatórios e infraestrutura;
– Funcionamento 100% elétrico, com alcance de 100 km;
– Adequado para 99% dos trajetos intraurbanos das grandes cidades;
– Oito rotores para voo vertical e um motor para voo de cruzeiro, semelhante a um avião;
– Emissão de 90% menos ruído em comparação com helicópteros e emissão zero de CO2;
– Redução do tempo de viagem intraurbana de mais de uma hora para 15 a 20 minutos;
– Baixo custo de manutenção.
A empresa já recebeu 2.900 cartas de intenção de compra para o eVTOL. A cidade de Taubaté (SP) está prevista para sediar a primeira fábrica de carros voadores, com a produção estimada de cerca de 3 mil unidades a partir de 2026.
A Eve Air Mobility originou-se da Embraer-X, a aceleradora de negócios e inovação da Embraer, a terceira maior fabricante de aeronaves do mundo.