Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Elon Musk continua avançando em seu plano de tornar as viagens espaciais acessíveis para milhões de pessoas. Sua empresa aeroespacial, SpaceX, anunciou que pretende lançar, ainda este ano, uma missão espacial tripulada composta por astronautas privados.
A missão explorará a Terra a partir de uma órbita polar, sobrevoando as regiões polares do planeta, de acordo com um comunicado da empresa de Musk.
A nave Crew Dragon Fram2, que será utilizada nessa missão, recebe seu nome em homenagem ao navio usado por exploradores para alcançar as regiões árticas e antárticas pela primeira vez.
A missão será liderada por Chun Wang, empresário e aventureiro de Malta. Wang espera que essa missão desperte o espírito de exploração e maravilha no público, além de demonstrar como a tecnologia pode expandir os limites da exploração terrestre e contribuir para a pesquisa.
Wang será acompanhado por um grupo internacional de “aventureiros”. Entre eles estão Jannicke Mikkelsen, da Noruega, comandante da nave; Eric Philips, da Austrália, piloto; e Rabea Rogge, da Alemanha, especialista da missão.
Para todos os membros da tripulação, este será o primeiro voo espacial, embora todos tenham recebido treinamento para serem astronautas. Até o momento, a SpaceX não revelou o custo das passagens para essa missão.
Como será a jornada da tripulação da SpaceX para explorar a Terra
A Crew Dragon Fram2 partirá de Cabo Canaveral, na Flórida, e alcançará a órbita polar da Terra a uma altitude entre 425 e 450 km. Durante a missão, que durará de três a cinco dias, a tripulação observará as regiões polares através da cúpula do Dragon, estudando fenômenos luminosos incomuns semelhantes às auroras.
Um dos principais objetivos científicos da missão será estudar fragmentos verdes e faixas malvas de emissões contínuas, comparáveis a um fenômeno chamado STEVE (Strong Thermal Emission Velocity Enhancement). Este fenômeno tem sido observado em altitudes de aproximadamente 400 a 500 km acima da atmosfera terrestre.
Os objetivos de Elon Musk com os avanços da SpaceX
O fundador da SpaceX planeja transportar um milhão de pessoas para Marte nos próximos 25 anos. Em junho deste ano, Musk já aprovou a proposta de nomear a primeira cidade em Marte como “Terminus”, uma ideia sugerida por um usuário na rede social X.
Musk tem expressado repetidamente seu objetivo ambicioso de construir uma cidade autossuficiente em Marte usando o veículo de lançamento Starship da SpaceX.
Este projeto, considerado um dos mais inovadores na história da exploração espacial por especialistas na área, tem como meta final a criação de uma colônia em Marte que seja capaz de se sustentar a longo prazo.
Como Elon Musk pretende colonizar Marte
O plano de Musk inclui transportar uma série de materiais essenciais para Marte assim que a Starship chegar ao planeta vermelho. Esses materiais incluirão equipamentos e recursos destinados à construção de infraestrutura, geração de energia, mineração e produção de propulsantes, entre outros.
A capacidade de gerar esses recursos em Marte é vista como crucial para a viabilidade a longo prazo da colônia. No entanto, esse objetivo enfrenta vários desafios, pois o desenvolvimento da Starship ainda está em fases de teste.
Desde 2023, o veículo realizou quatro voos de teste, tendo sucesso apenas no último deles, em junho, quando cumpriu todos os objetivos e conseguiu um pouso suave no Oceano Índico.