Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Na noite de terça-feira (17) para quarta-feira (18), um eclipse parcial da Lua poderá ser observado em todo o Brasil. O fenômeno não exige o uso de instrumentos especiais ou cuidados específicos para ser acompanhado. Além disso, o Observatório Nacional transmitirá o evento ao vivo em seu canal no YouTube.
De acordo com a astrônoma Josina Nascimento, do Observatório Nacional, um eclipse parcial ocorre quando apenas uma parte da Lua passa pela sombra mais escura da Terra. Durante o eclipse, o satélite natural passará por diferentes fases, conforme o seguinte cronograma:
- Início do eclipse penumbral: 21h41 (dia 17)
- Início do eclipse parcial: 23h12
- Máximo do eclipse parcial: 23h44
- Fim do eclipse parcial: 00h15 (dia 18)
- Fim do eclipse penumbral: 01h47 (dia 18)
Josina explica que a fase penumbral, na qual a Lua passa por uma sombra mais clara, ainda iluminada parcialmente pelo Sol, é pouco perceptível a olho nu. Em alguns eclipses, a Lua atravessa apenas essa penumbra, sem escurecimento visível.
Este será o segundo eclipse lunar de 2024. A astrônoma destaca que, em geral, eclipses lunares acontecem duas vezes ao ano, embora possam ocorrer de forma mais rara em uma ou três vezes no mesmo ano.