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A Tesla deu início à fase de testes do seu projeto de robotáxis autônomos com uma frota limitada de veículos circulando em Austin, no Texas. O lançamento foi anunciado pelo CEO da empresa, Elon Musk, no domingo (22), por meio de uma publicação na rede social X (antigo Twitter): “O lançamento do robotáxi @Tesla_AI começa em Austin esta tarde com os clientes pagando uma tarifa plana de 4,20 dólares!”.
A primeira etapa do projeto conta com cerca de 10 a 12 veículos operando em uma área geográfica restrita da cidade. A operação segue protocolos rigorosos de segurança: os carros são monitorados remotamente pela Tesla e contam com uma pessoa no banco do passageiro, pronta para intervir em caso de necessidade.
O plano de Musk é ambicioso. O executivo declarou que pretende alcançar até um milhão de robotáxis em circulação, embora reconheça que isso pode levar “pelo menos um ano ou mais”. A expansão do serviço dependerá do sucesso da operação piloto em Austin, com previsão de estender a iniciativa para outras cidades ainda este ano.
Relatos iniciais indicam bom desempenho dos veículos. Um usuário da plataforma X, JC Christopher, compartilhou um vídeo em que um robotáxi da Tesla reduz a velocidade e para suavemente ao detectar um pedestre que havia saído da calçada próximo ao Zilker Park, em Austin. “Tesla Robotaxi para por um homem que saiu da calçada e entrou na rua… A parada foi suave e nosso Tesla Robotaxi permitiu que ele voltasse à calçada e continuasse a jornada. Esse homem provavelmente nem percebeu o que a equipe da @Tesla_AI fez por ele hoje”, escreveu Christopher. A publicação foi repostada pelo perfil oficial da Tesla.
A empresa de análise Wedbush Securities também avaliou positivamente a experiência: “ofereceu uma experiência de viagem fluida e personalizada que acendeu a chama da direção autônoma”.
Controvérsias e limitações
Tesla Robotaxi stops for a man who veered off the sidewalk and onto the road as @JoeTegtmeyer and I were approaching Zilker Park earlier today. The stop was smooth and our Tesla Robotaxi allowed him to get back on the sidewalk and continue with our journey. This man is likely… pic.twitter.com/fozP6A7esK
— JC Christopher (@JohnChr08117285) June 23, 2025
Apesar do entusiasmo, o sistema Full Self-Driving (FSD) da Tesla, que equipa os robotáxis, continua gerando debates. O nome do sistema é considerado controverso, já que ele exige que motoristas mantenham atenção constante e estejam preparados para assumir o controle do veículo a qualquer momento. A montadora já enfrentou ações judiciais relacionadas a essa funcionalidade, com desfechos variados.
Musk afirma que os robotáxis operam com uma versão aprimorada do FSD, oferecendo maior segurança. Além disso, o empresário planeja permitir que proprietários de veículos Tesla transformem seus carros em robotáxis por meio de uma atualização de software. “Em vez de ter seu carro no estacionamento, seu carro poderia estar ganhando dinheiro”, afirmou Musk, comparando o modelo ao funcionamento da plataforma Airbnb, mas para automóveis.
Análises e concorrência
Analistas de mercado, no entanto, mantêm cautela quanto à escalabilidade do projeto. Garrett Nelson, da CFRA, comentou que “estamos falando de uma dúzia de veículos inicialmente. É muito pequeno”. Já Seth Goldstein, da Morningstar, ponderou: “Quando qualquer pessoa em Austin puder baixar o aplicativo e usar um robotáxi, isso será um sucesso, mas não acho que isso acontecerá até 2028. As provas vão levar um tempo”.
Enquanto a Tesla dá os primeiros passos, concorrentes já estão em operação. A Waymo, empresa ligada ao grupo Alphabet (do Google), oferece serviços de robotáxis em cidades como Los Angeles, San Diego e também em Austin, e recentemente alcançou a marca de dez milhões de corridas pagas. Diferente da Tesla, a Waymo utiliza uma combinação de câmeras, radares e sensores a laser (LIDAR), o que tem permitido uma expansão mais rápida.
A Tesla, por sua vez, optou por uma abordagem baseada apenas em câmeras, o que pode reduzir custos, mas levanta questionamentos sobre a segurança e a eficácia do sistema.
Em uma conferência com investidores, Musk chegou a declarar: “Tesla terá, não sei, 99% de quota de mercado ou algo ridículo”. No entanto, analistas apontam que, diante da vantagem atual da Waymo e da possível entrada de concorrentes como a Amazon no setor, esse cenário é improvável.
