Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Já ouviu aquela sobre a piada que vale $ 50 bilhões?
Em 2013, dois amigos criaram o Dogecoin – uma paródia de uma criptomoeda que deveria ser inútil. Seu mascote é um Shiba-Inu digno de meme que não consegue soletrar ou acertar a gramática.
Definitivamente não permaneceu sem valor. O valor do Dogecoin disparou 18.000% no ano passado. Mesmo com a queda dramática do Bitcoin no fim de semana, Dogecoin estava negociando perto de seu máximo. Como diria o Shiba-Inu: “Uau. Muito inexplicável. ”
Elon Musk tuitou sobre isso. O proprietário do Dallas Mavericks, Mark Cuban, acredita que é educativo e divertido. E o crypto bull Mike Novogratz diz que ficaria “muito, muito preocupado” se um de seus amigos investisse nele.
Na terça-feira, Dogecoin pairou acima de cerca de 42 centavos – evidência de que nem todo mundo está prestando atenção ao ceticismo de Novogratz. Muitos estão até vendo ganhos inesperados.
It’s inevitable pic.twitter.com/eBKnQm6QyF
— Elon Musk (@elonmusk) July 18, 2020
Alguns investidores de varejo estão lucrando …
Isso inclui Alyssa Vazquez, uma contadora de 26 anos de Dallas.
Vazquez comprou originalmente $ 600 em Dogecoin em janeiro e fevereiro com o marido como uma piada, pensando que eles provavelmente não ganhariam nada com isso. “Quando começamos, concordamos que nunca investiríamos mais do que poderíamos perder”, disse ela. Agora, eles estão em torno de US $ 6.000.
“Nós começamos na época em que o GameStop foi lançado. Começamos a ler tweets sobre como essa moeda estava subindo ”, disse ela em entrevista por telefone. Quando a moeda se recuperou, ela foi pega de surpresa. “Meu marido me mandou uma mensagem do tipo: ‘Você viu isso?’ Eu estava apenas chocado. ”
Vazquez e seu marido já haviam investido na Litecoin e na Ethereum, mas disseram que não haviam se envolvido muito mais. “Nós realmente não confiávamos nisso naquela época”, disse ela. “A explosão do Bitcoin mudou nossa opinião.”
O casal está tentando descobrir a melhor hora para sair do Doge. Eles esperam usar seus ganhos para saldar algumas dívidas, incluindo empréstimos estudantis. Mas antes disso, eles provavelmente comprarão mais. E eles já começaram a investir em outra nova criptomoeda: FaceMoon. Eles investiram cerca de US $ 500.
Brayden Johnson, 26, um eletricista de Alberta, Canadá, comprou o Dogecoin em memória de seu Shiba Inu chamado Hudson, que faleceu no ano passado aos 15 anos.
Bought Doge because I missed my dog and now Hudson is blessing me from the great beyond #doge pic.twitter.com/Wk9shRDvTX
— Brayden Johnson (@Brayden_Johnson) April 16, 2021
“Na verdade, penso nele sempre que alguém diz a palavra doge”, escreveu Johnson por e-mail. “Posso imaginar na minha cabeça todas as vezes que o vi fazer a cara boba do meme e todo o seu pelo ficar amassado na gola.”
Quando Johnson viu que o Dogecoin estava em alta, ele ficou muito animado e não esperava que ganhasse tanto em um ritmo tão rápido.
“É bom estar acordado, porque quem não poderia usar um dinheiro extra?” ele disse. “É um pouco mais agradável que um investimento feito porque senti falta do meu cachorro tenha pago dividendos tão bons.”
… mas por que isso está acontecendo?
O aumento desta semana pode parecer confuso. Como uma piada pode valer tanto?
FOMO tem muito a ver com isso.
“As pessoas estão tentando recapturar a magia que o Bitcoin criou para aqueles que chegaram lá antes”, disse Michael O’Rourke, estrategista-chefe de mercado da JonesTrading. “O principal diferencial aqui é que o Bitcoin será limitado, haverá um número limitado de moedas.”
Desde o seu início em 2009, o Bitcoin teve um estoque fixo de 21 milhões de moedas que serão cunhadas . Não é assim para Dogecoin: não há limite para a quantidade que pode ser criada.
Entusiastas ardentes podem usar esse fato para fazer comparações entre Dogecoin e moedas fiduciárias. É claro que não existe um limite semelhante ao do Bitcoin para o número de, digamos, dólares que o governo dos Estados Unidos pode imprimir. Ainda assim, enquanto Dogecoin tem muitos memes e piadas por trás dele, o dólar tem a economia e a população dos Estados Unidos. O’Rourke diz que isso explica por que existe tanta confiança no dólar.
“Ainda não sei qual é o propósito do Dogecoin além de um instrumento especulativo”, disse ele. “Você está especulando sobre algo que está lá apenas porque as pessoas estão especulando sobre isso. É uma mistura muito perigosa. ”
Além disso, houve uma campanha para aumentar o preço do Dogecoin em até 69 centavos em ou até 20 de abril – o feriado de 20 de abril associado ao fumo de maconha.
Você ousa Doge?
Então, você deve entrar na ação Dogecoin?
“É quase irresponsável dar crédito à especulação até mesmo fazendo essa pergunta”, disse David Trainer, presidente-executivo da New Constructs, uma empresa independente de pesquisa de títulos com sede em Nashville.
Mas as pessoas estão perguntando isso depois de ver a mesada de seus amigos, sem fazer muito trabalho ou pesquisa. O treinador diz que a situação de cada pessoa é diferente.
“Se você tem fundos em excesso com os quais gosta de especular em vez de apostar nos Yankees, e quer colocá-los em criptomoedas, então talvez, sim, isso faria sentido”, disse ele. “Contanto que você não tenha medo de perder tudo.”
O que pode estar atrapalhando a visão dos investidores, diz Trainer, é o fato de que, apesar de todas as conversas recentes sobre como algumas ações e criptomoedas estão sobrevalorizadas, o entusiasmo ainda não diminuiu. Não está claro por quanto tempo isso pode durar.
“Acho que a raiz de tudo isso é que as pessoas se esqueceram da diferença, da distinção entre investir e especular”, disse ele.
Alguns compararam o aumento do Dogecoin – com seus memes e crescimento explosivo – ao aumento do interesse na GameStop Corp. no início deste ano. Mas Brent Weiss, um planejador financeiro e cofundador da Facet Wealth em Baltimore, diz que Dogecoin se enquadra em uma categoria de investimento totalmente diferente – ainda menos séria.
“Quando se trata de Dogecoin como uma criptomoeda, isso é uma piada absoluta”, disse ele.
Weiss também não é fã do GameStop como investimento, mas diz que, pelo menos com ações da empresa de videogame, havia uma empresa subjacente com ativos tangíveis subjacentes.
“Todo Doge tem seu dia”, disse Weiss. “Mas hoje não é o dia de incluir Doge em seu portfólio.”