Criptomoeda

Rússia vai legalizar criptomoeda

Foto: MichaelWuensch/Pixabay

A criptomoeda se tornará moeda legal sujeita a controles rígidos na Rússia, já que o uso de ativos digitais está crescendo rapidamente, disse o chefe do Comitê de Mercados Financeiros da Duma Estatal, Anatoly Aksakov, no sábado.

Os comerciantes de criptomoedas “querem ser legalizados”, pois estão “prontos para trabalhar em um espaço legal porque … os bancos [estrangeiros] às vezes têm medo de interagir com os bancos russos e realizar acordos com a Rússia”, disse ele.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Segundo Aksakov, as moedas digitais poderiam ser utilizadas em transações de comércio exterior e é preciso controlar sua “movimentação” para evitar “irregularidades”.

O uso de moedas digitais é limitado na Rússia devido à legislação restritiva, incluindo a lei de 2020 do presidente Vladimir Putin sobre ativos financeiros digitais, que legalizou as criptomoedas, mas proibiu seu uso para bens e serviços.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

No entanto, o Ministério das Finanças da Rússia apontou recentemente os benefícios que as moedas digitais podem oferecer, como a inexistência de contas de correspondentes, transações instantâneas e praticamente nenhum procedimento de conformidade, que deve ser levado em consideração no comércio exterior.

Este ano, a Rússia se tornou o segundo maior país minerador de criptomoedas do mundo, de acordo com a Bitriver, a maior mineradora de bitcoins do país.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Ainda não há leis internacionais uniformes que regulem as criptomoedas, que são notórias por sua alta volatilidade. A criptomoeda mais popular, Bitcoin, valia uma fração de centavo quando foi lançada em 2009 e disparou para quase $ 69.000 por moeda em novembro de 2021. O preço do Bitcoin está atualmente acima de $ 30.000.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile