Curiosidades

Celebrada no dia 25 de abril, descubra a História do ‘Dia dos Cornos’

Pixabay

Poucos conhecem, mas o dia 25 de abril é celebrado como o “Dia dos Cornos”, uma festa profana marcada nos Açores, nas Ilhas do Pico e Faial, especialmente nas localidades de São Mateus e Madalena, em Portugal. Enquanto lá é motivo de celebração, no Brasil, o termo gera receio, o temor de ser rotulado como “chifrudo”.

Essa celebração remonta ao Dia de São Marcos. Desde o século XVIII, em procissões realizadas em cidades portuguesas e espanholas, os fiéis apresentavam ao altar uma coroa com um chifre de animal na ponta. Nas missas, os padres coroavam os homens casados com essa simbologia.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O que era uma tradição católica acabou se tornando motivo de piada, especialmente no Brasil. Mesmo não sendo uma data oficial, o 25 de abril como Dia do Corno ganhou certa notoriedade.

Propostas legislativas para instituir datas são comuns em diversas cidades brasileiras. Entretanto, uma iniciativa desse tipo chamou a atenção dos moradores de Santa Rita, região metropolitana de João Pessoa.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Um vereador apresentou um projeto para a criação do “Dia do Corno” em 2021. Após a repercussão, nesta quarta-feira (26), a Câmara de Santa Rita considerou o projeto de lei nº 066/2021 ilegal.

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile