Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O senador Chico Rodrigues (DEM-RR) decidiu estender o período de afastamento do mandato para 121 dias. Como o tempo ultrapassa os 120 dias, o filho do parlamentar, Pedro Arthur, será convocado pelo Senado para assumir o mandato. Arthur é o primeiro suplente do pai.
Por orientação de seus advogados, Chico havia pedido inicialmente uma licença por 90 dias. Nesse caso, como o período era menor do que 120 dias, não haveria convocação de suplente.
Porém, senadores pediram para o parlamentar para aumentar o período da licença para 121 dias, para dar uma sinalização ao Supremo Tribunal Federal (STF).
De acordo com a CNN Brasil, senadores esperam que o pedido de licença de Chico leve o STF a desistir de julgar no plenário da corte, o afastamento do parlamentar do mandato por 90 dias.
A avaliação no Senado é de que, após a iniciativa do senador de pedir licença nesta terça-feira (20), a decisão do ministro Luís Roberto Barroso “perdeu o objeto”.
Chico Rodrigues foi alvo da Operação Desvid-19, que investiga um esquema de desvio de 20 milhões de reais de emendas parlamentares destinadas à Secretaria de Saúde de Roraima para o combate à pandemia.