Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Segundo dados divulgados pela ONG Transparência Internacional nesta quinta-feira (28), em 2020, o Brasil atingiu 38 pontos contra 35 em 2019, quando teve o pior desempenho desde o início da série histórica, em 2012. O índice é medido de 0 a 100, sendo zero considerado um país muito corrupto e 100 muito íntegro. De acordo com o estudo, apesar de o Brasil ter avançado 3 pontos neste último ano, a nota não representa uma melhora significativa porque está na margem de erro, que é de 4 pontos percentuais.
O aumento fez o Brasil passar da 106ª posição para a 94ª, em ranking que considera 180 nações e territórios. O país segue atrás de Colômbia, Turquia e China, por exemplo.
A nota alcançada pelo Brasil em 2020 foi a mesma registrada em 2015. Representa o 3º pior resultado da série histórica. Com exceção dos anos de 2012 e 2014, o país sempre esteve abaixo da média global (43).
De acordo com a ONG, nenhuma agenda efetiva de reformas anticorrupção foi apoiada pelo governo e aprovada pelo Congresso. “Pelo contrário, ocorreram graves retrocessos institucionais, principalmente com a perda de independência de órgãos fundamentais como a Procuradoria-Geral da República e a Polícia Federal”, destacou.
“Além disso, o avanço do autoritarismo, com ataques crescentes aos jornalistas e à sociedade civil, ameaça outra frente essencial para a luta contra a corrupção: a produção de informação de interesse público e o controle social”, pontua a organização.