Destaques

Morre o ex-presidente argentino Carlos Menem aos 90 anos

Morreu neste domingo (14), o ex-presidente argentino Carlos Menem morreu em uma clínica de Buenos Aires aos 90 anos, vítima de uma infecção que se agravava com problemas “básicos” do coração, informaram a agência oficial de notícias Telam e outros veículos da imprensa. Menem sucedeu Raúl Alfonsín e liderou o retorno do peronismo ao poder após a restauração da democracia.

O país estava então mergulhado numa grave crise económica marcada pela hiperinflação , que Menem resolveu aplicando as políticas ultraliberais emanadas do Consenso de Washington. Impôs a conversibilidade um para um entre o peso e o dólar e deu início a um profundo processo de privatizações. A economia argentina cresceu até 1998, enquanto incubava os desequilíbrios que culminaram com o desastre do corralito em 2002 . 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Em 2019, Menem foi condenado a três anos e nove meses de prisão por fraude na venda de um imóvel na década de 1990. Segundo a Suprema Corte, o ex-presidente desviou recursos públicos na transação comercial. Para ser preso, contudo, ele deveria ser condenado também pelo Senado, o que não ocorreu.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile