Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A médica oncologista Nise Yamaguchi processou os senadores Omar Aziz (PSD-AM), presidente da CPI da Covid, e Otto Alencar (PSD-BA). O tratamento dado pelos senadores integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 à médica Nise Yamaguchi, durante seu depoimento no dia 1º de junho, gerou até um pedido de moção de repúdio. A informação é da CNN Brasil.
Nise Yamaguchi pede indenização de R$ 160 mil por danos morais a cada um dos congressistas após depoimento. A médica afirma ter sido vítima de misoginia, preconceito às mulheres, e humilhação durante a oitiva. Nise Yamaguchi está entre os 14 investigados pela CPI.
Na ação, a Nise Yamaguchi diz que Aziz e Alencar abusaram do direito da imunidade parlamentar a que têm e “perpetraram um verdadeiro massacre moral”. Os senadores, para a defesa de Yamaguchi, agiram “intencionalmente com morbo e com deliberada crueldade no escopo de destruir a imagem da médica perante toda a sociedade brasileira”. “(Nise Yamaguchi) Atônita, viu um ser humano ter destroçada a sua dignidade enquanto médica, cientista e mulher”, alegam os advogados.