Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Nesta quarta-feira (18), a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) formou maioria contra a proposta de aplicação da vacina Coronavac em crianças e adolescentes. O pedido foi feito há duas semanas pelo Instituto Butantan, fabricante nacional do imunizante da empresa chinesa SinoVac.
Por unanimidade, a agência considerou que ainda não é seguro aprovar o uso da vacina neste grupo formado por crianças a partir de 3 anos até adolescentes com 17 anos.
A diretora Meiruze Freitas, da Segunda Diretoria, foi a relatora do processo, e considerou “insuficientes” os dados apresentados pelo Butantan sobre o uso da CoronaVac em crianças. “Não é possível conhecer e estabelecer um perfil de segurança em crianças, especialmente as reações adversas raras. Os dados foram considerados insuficientes para suportar a solicitação de ampliação de uso, estabelecer perfil de segurança ou conhecer potencial de proteção nessa população, o que leva a conclusão que a relação benefício/risco é desfavorável no momento”.
“O que concluímos é que os dados apresentados até o momento são insuficientes para estabelecer o perfil de segurança na população pediátrica. Portanto, a relação de benefício-risco é desfavorável para o uso da vacina nessa população”, disse Gustavo Mendes, gerente da GGMED