Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Durante pronunciamento na tarde desta quarta-feira (08), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, pediu que o país fique em alerta contra “falsos profetas do patriotismo”.
“Ofender a honra dos ministros, incitar a população a propagar discursos de ódio contra a instituição do Supremo Tribunal Federal e incentivar o descumprimento de decisões judiciais são práticas antidemocráticas e ilícitas, intoleráveis, em respeito ao juramento constitucional que fizemos ao assumirmos uma cadeira nesta Corte”, afirmou.
“Infelizmente, tem sido cada vez mais comum que alguns movimentos invoquem a democracia como pretexto para a promoção de ideais antidemocráticos”.
“Estejamos atentos a esses falsos profetas do patriotismo, que ignoram que democracias verdadeiras não admitem que se coloque o povo contra o povo, ou o povo contra as suas instituições”, continuou o ministro do STF.
“Todos sabemos que quem promove o discurso do “nós contra eles” não propaga democracia, mas a política do caos”, disse Fux.
“Em verdade, a democracia é o discurso do “um por todos e todos por um, respeitadas as nossas diferenças e complexidades””.
“Povo brasileiro, não caia na tentação das narrativas fáceis e messiânicas, que criam falsos inimigos da nação”, finalizou.