Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Durante encontro do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) nesta sexta-feira (4), o embaixador do Brasil, Ronaldo Costa Filho, disse que a cúpula tem “falhado” em resolver a invasão da Rússia na Ucrânia.
“Não podemos ignorar o papel que o Conselho deve desempenhar, mas que não está desempenhando na situação atual. Uma série de reuniões foram realizadas nesta câmara sob a situação na Ucrânia e parece que não importa quantas reuniões convoquemos, um cessar-fogo e um fim de todas as hostilidades ainda permanecem uma solução evasiva”, disse o diplomata.
“Isso não é um paradoxo, ao contrário, é uma falha do Conselho de agir de uma forma construtiva em endereçar esse tópico”, continuou o embaixador.
O embaixador disse ainda que o Conselho de Segurança tem “responsabilidade” em fomentar um ambiente favorável à redução das tensões. “Estou quase envergonhando em voltar a dizer que enfrentamos circunstâncias difíceis sem precedente”, ressaltou, acrescentando que há uma “terrível tragédia humanitária”.