Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A economia brasileira retrocedeu 0,99% em janeiro, segundo a prévia do PIB. O IBC-Br (Índice de Atividade Econômica) do Banco Central paralisou uma sequência de 3 meses consecutivos de crescimento.
O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia. No ano passado, a economia brasileira registrou crescimento de 4,6%.
Na comparação trimestral, o IBC-Br aponta para um desempenho 0,19% melhor da economia no período compreendido entre novembro e janeiro, na comparação com os três meses anteriores.
De dezembro de 2021 para janeiro, o índice de atividade calculado pelo BC passou de 139,86 pontos para 138,48 pontos na série já livre de influências sazonais.
O IBC-Br havia fechado o ano com resultado mensal positivo, subindo 0,44% (dado revisado, ante 0,33%). O recuo de janeiro foi o primeiro desde setembro do ano passado, segundo as informações atualizadas da autoridade monetária.
Os números da prévia do PIB de janeiro mostram ainda que a atividade econômica brasileira cresceu 4,73% no acumulado dos últimos 12 meses, o que mantém a trajetória de recuperação após as perdas causadas pela pandemia da covid-19.