Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A Espanha relatou sua segunda morte relacionada à varíola neste sábado (30), no que se acredita ser a segunda morte da doença na Europa no atual surto.
A Espanha relatou sua primeira morte na sexta-feira (29) , logo após o Brasil relatar a primeira morte relacionada à varíola fora do continente africano na atual onda da doença.
De acordo com um relatório da Organização Mundial da Saúde de 22 de julho, apenas cinco mortes foram relatadas, todas na África. A OMS no último sábado declarou o surto que se espalha rapidamente uma emergência de saúde global , seu nível mais alto de alerta.
Em seu último relatório no sábado, o Ministério da Saúde espanhol disse que 4.298 casos foram confirmados no país. Dos 3.750 pacientes sobre os quais tinha informações, 120 ou 3,2% foram hospitalizados e dois morreram, disse, sem fornecer mais detalhes.
No Brasil, o Ministério da Saúde confirmou na manhã desta sexta-feira (29) a primeira morte por varíola dos macacos no Brasil. De acordo com a pasta, a vítima é um homem de 41 anos que morava na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais.
O paciente, segundo o Ministério da Saúde, tinha “imunidade baixa e comorbidades, incluindo câncer (linfoma), que o levaram ao agravamento do quadro”. Ele foi “hospitalizado em hospital público em Belo Horizonte, sendo depois direcionado ao CTI. A causa de óbito foi choque séptico, agravada pelo Monkeypox (varíola dos macacos)”, segundo uma nota enviada à imprensa.