Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A NASA cancelou sua segunda tentativa de lançar seu voo de teste Artemis 1 em uma missão há muito esperada para enviar uma cápsula da tripulação Orion não pilotada em uma viagem de 37 dias ao redor da lua e de volta.
Com uma previsão de 60% de chance de clima favorável, os engenheiros começaram a abastecer o foguete do Sistema de Lançamento Espacial por volta das 6h (horário local) deste sábado, preparando o terreno para a decolagem às 14h17, a abertura de uma janela de duas horas.
O lançamento deste sábado (3), no entanto, foi cancelado devido a um vazamento de hidrogênio. A decisão foi anunciada às 11h18 EDT, cerca de 25 minutos depois que a equipe recomendou “não ir” para o lançamento.
O lançamento foi inicialmente agendado para segunda-feira de manhã, mas a NASA teve problemas durante o abastecimento, forçando a agência a esfregar assim que a janela de lançamento estava se abrindo.
O foguete SLS – o impulsionador mais poderoso que a NASA e seus contratados já construíram – tem 489 critérios de confirmação de lançamento que devem ser atendidos para permitir a decolagem.
“Temos uma série de coisas que podem nos impedir de sair em um determinado dia”, disse o gerente da missão, Mike Sarafin, a repórteres em uma entrevista coletiva na noite de quinta-feira. “Não há garantia de que vamos sair (sábado). Mas vamos aparecer, vamos tentar e vamos dar o nosso melhor.”
O diretor de lançamento Charlie Blackwell-Thompson cancelou a contagem regressiva de hoje após várias tentativas malsucedidas de interromper um vazamento de hidrogênio em um encaixe de desconexão rápida de 8 polegadas na base do palco principal do SLS. A decisão foi anunciada às 11h18 EDT, cerca de 25 minutos depois que a equipe recomendou “não ir” para o lançamento.
Ainda não se sabe se alguma tentativa de reparo será tentada ou se qualquer tentativa de lançamento adicional pode ser feita antes que o atual período de lançamento lunar expire em 6 de setembro.
Os gerentes da NASA disseram anteriormente que uma tentativa de lançamento no domingo era possível, mas apenas se os propulsores não fossem carregados a bordo do foguete. Segunda-feira é uma data-alvo disponível, assim como terça-feira, embora a última opção tenha uma janela mais curta.
De qualquer forma, se o SLS não estiver pronto até terça-feira, o foguete terá que ser transportado de volta ao Edifício de Montagem de Veículos para atender as baterias em seu sistema de autodestruição, um requisito que não tem nada a ver com o vazamento de hidrogênio.
Os períodos de lançamento disponíveis são baseados nas posições em constante mudança da Terra e da Lua, a órbita lunar desejada para a espaçonave Orion e o poder do foguete SLS para colocá-lo na trajetória resultante. O próximo período de lançamento começa em 19 de setembro e vai até 4 de outubro. O período depois disso começa em 17 de outubro e vai até o Halloween.