Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Na manhã desta sexta-feira (21), o presidente Lula desembarcou em Lisboa para uma agenda de seis dias de encontros em Portugal e, também, na Espanha. Entre os temas no roteiro do petista estão a guerra na Ucrânia e o acordo entre Mercosul e União Europeia.
O petista fica em Portugal até a próxima terça-feira (25), quando viaja à Espanha. Em Madri, Lula deve permanecer por apenas um dia. Seu retorno ao Brasil está previsto para a noite de quarta-feira (26)).
A presença de Lula encontra resistência entre os europeus, que foi inflamada após falas recentes do presidente brasileiro, que disse que a Ucrânia também foi responsável pela decisão de entrar em guerra com a Rússia
A oposição mais forte à visita de Lula vem do partido de direita radical Chega, capitaneado pelo deputado André Ventura.
A sigla divulgou nas redes sociais uma convocação para um protesto contra Lula no próximo dia 25 do lado de fora do Parlamento português.
“Lugar de ladrão é na prisão”, diz a chamada para a manifestação, que faz referência à prisão de Lula em 7 de abril de 2018.
Esta é a primeira viagem que Lula faz à Europa neste terceiro mandato, com uma agenda cheia de simbolismos e também negócios. O presidente brasileiro iniciará os eventos oficiais amanhã, que preveem a realização da 13° Cimeira Brasil-Portugal, a participação num Fórum de Negócios que ocorre em Matosinho, no norte de Portugal, com cerca de 150 empresários dos dois países, um pronunciamento no Parlamento português onde será homenageado e a entrega do prêmio Luiz de Camões ao escritor e compositor Chico Buarque.