Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Na tarde desta quinta-feira (03), o ex-advogado pessoal de Lula, Cristiano Zanin, toma posse no cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). A cerimônia está prevista para as 16h.
Zanin entrará na vaga deixada por Ricardo Lewandowski, que, em abril, se aposentou compulsoriamente ao completar 75 anos.
Foram convidadas cerca de 350 pessoas para a cerimônia de posse de Zanin.
Estarão presentes amigos e familiares do advogado, além de ministros do Governo Lula, parlamentares e autoridades do Judiciário. O próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou presença no evento.
A cerimônia deve durar cerca de 15 minutos e a sessão será aberta pela presidente do STF, Rosa Weber.
Após a execução do Hino Nacional, Zanin será conduzido ao plenário do STF pelos ministros André Mendonça e Gilmar Mendes, integrantes mais novo e mais antigo da Corte, respectivamente.
Em seguida, Zanin prestará juramento de cumprir a Constituição Federal e assinará o termo de posse. Não há previsão de discurso.
Após o encerramento da sessão, Zanin receberá os cumprimentos dos convidados em outro salão do tribunal.
À noite, um coquetel será oferecido por associações de magistrados. O evento será realizado em um salão de festas. Os convites foram vendidos por cerca de R$ 500.
Cristiano Zanin nasceu em Piracicaba e tem 47 anos. Ele é formado em direito pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Casado com a advogada Valeska Teixeira Zanin Martins, tem três filhos.
Ele poderá permanecer na Corte por 27 anos.