Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira (11) que o lançamento do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) marca o começo de seu governo. Ele também usou o discurso para cobrar seus ministros, dizendo que eles terão que cumprir o que foi aprovado e trabalhar muito para executar o PAC.
Lula elogiou sua equipe de auxiliares, dizendo que eles são mais “afiados” do que os que tinha na primeira vez em que foi presidente. Citou a experiência de vários deles como governadores e mencionou nominalmente Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento Social que governou o Piauí por quatro mandatos.
O PAC é um programa de investimentos em infraestrutura, educação, saúde e outros setores da economia. O governo espera que o PAC gere empregos e impulsione o crescimento econômico.
“Hoje começa o meu governo. Até agora o que nós fizemos foi reparar aquilo que tinha desandado”, disse. Lula também cobrou agilidade dos ministros na execução dos projetos, que preveem investimentos somados de R$ 1,7 trilhão até 2026. “O PAC é o começo do terceiro mandato. Ministro terá de trabalhar muito para que a gente possa executar esse PAC. (…) Cada ministro terá de correr atrás.” E ressaltou que não deixará a “austeridade fiscal quase obsessiva” bloquear os anseios da população por obras em áreas como saúde e educação.