Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Os argentinos foram às urnas neste domingo (19) para escolher seu próximo presidente no segundo turno entre Javier Milei, do La Libertad Avanza, e Sergio Massa, da União por la Patria. Apesar dos receios e dos avisos prévios sobre possíveis irregularidades, o dia passou sem denúncias de fraude.
Incidentes pontuais
Houve alguns incidentes pontuais. Malena Galmarini, presidente da Aysa e esposa do candidato peronista, garantiu que houve um “rasgo sistemático de cédulas” durante a manhã. O liberalismo reclamou porque as cédulas da PASO estavam circulando e solicitou à Junta Eleitoral que fossem consideradas “válidas” na contagem dos votos.
Caixas de saída com resultados diversos
A partir do meio-dia, diferentes caixas de saída começaram a circular com resultados diversos. A sede de campanha dos candidatos ignorou esses números e antecipou que irão aguardar pelos números das suas mesas de testemunhas, que geralmente começam a circular a partir das 19 horas.
Contagem rápida
Sem atrasos nas escolas e com um mecanismo de votação bastante simples, com apenas duas opções em jogo, a recontagem deverá ser rápida e às 21h os resultados oficiais deverão começar a sair. No segundo turno são contabilizados apenas os votos afirmativos, ou seja, de um dos candidatos. O voto em branco é válido, mas não influencia no resultado.
Otimismo moderado
Durante a tarde, um otimismo moderado começou a surgir num dos bunkers. No caso do seu rival houve uma cautela que contrastou com o clima de rebuliço que se gerou no início das eleições gerais. “Eles estão operando, estamos bem, tranquilos”, responderam. Da mesma forma, ambos os lados querem esperar pelos resultados oficiais para falar publicamente sobre as tendências.
Participação alta
A decisão do governo nacional de não celebrar o feriado amanhã, segunda-feira, 20 de novembro, parece não ter diminuído o nível de participação. Segundo dados preliminares da Justiça Eleitoral, neste domingo mais pessoas foram às urnas em relação ao primeiro turno.
Confinamento dos candidatos
Assim como nas eleições anteriores, Massa se confinará no Complexo C, localizado em Chacarita, onde a militância começou a chegar no meio da tarde. Milei está no Hotel Libertad, onde mora há várias semanas. Lá também são esperados líderes do PRO, especialmente Patricia Bullrich e Mauricio Macri, que falaram publicamente a favor do libertário e foram decisivos para garantir a fiscalização em distritos onde a estrutura “León” é escassa.