Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi diagnosticado com labirintite na segunda-feira (26) após apresentar quadro de vertigem e passou a terça-feira (27) despachando do Palácio da Alvorada, em Brasília. Segundo a médica Ana Helena Germoglio, que acompanha o presidente desde janeiro de 2023, os sintomas da doença costumam durar entre 24 e 48 horas. Lula acordou bem e segue medicado, sem previsão por enquanto para novos exames ou internação hospitalar.
Na segunda, Lula foi atendido no Hospital Sírio-Libanês, onde exames de sangue e imagem indicaram resultados normais. Após cerca de duas horas no hospital, o presidente foi liberado para repouso na residência oficial.
Devido ao quadro de saúde, Lula cancelou compromissos presenciais no Palácio do Planalto, incluindo reuniões com os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil), Esther Dweck (Gestão) e Luciana Santos (Ciência e Tecnologia). A retomada dessas reuniões ainda não foi confirmada.
Entre os eventos cancelados está uma cerimônia pelo Dia do Diplomata, no Palácio do Itamaraty, que será representada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB). Também foi cancelada uma reunião com reitores de universidades federais para tratar da recomposição orçamentária, substituída pelos ministros Fernando Haddad e Camilo Santana (Educação).
O presidente Lula apresentou o mal-estar logo após o almoço de segunda-feira e foi imediatamente atendido pela equipe médica do Planalto antes de seguir para o hospital.
Este é o segundo episódio recente de problemas de saúde do presidente. Em outubro do ano passado, ele sofreu uma queda no banheiro do Palácio da Alvorada, que exigiu pontos na cabeça, e em dezembro passou por cirurgia para drenar um hematoma decorrente do acidente. A agenda de viagens de Lula foi retomada no início de fevereiro.
A Secretaria de Comunicação da Presidência informou que o presidente deve avaliar ao longo do dia a retomada da agenda de compromissos externos. Enquanto isso, segue realizando atividades internas e recebendo ministros no Alvorada.
