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A Gol Linhas Aéreas prestou, nesta quarta-feira (26), esclarecimentos ao Procon-SP sobre a venda de passagens internacionais no valor de R$ 3,90. Segundo a empresa, das 167 vendidas, 47% estavam atreladas a agências de viagem ou turismo. Por exemplo, 32 foram para a ViajaNet e 24 para a CVC.
O Procon entendeu que a companhia aérea “deveria ter implementado medidas que assegurassem que a promoção ficasse restrita ao consumidor final, que tem sua vulnerabilidade reconhecida pela lei, diferente das empresas – agências de viagem ou turismo – que podem efetuar o repasse das passagens, inclusive, incluídas em pacotes de viagens e sem possibilidade de contratação individualizada”.
A promoção foi feita na noite de terça-feira (18), durante o jogo entre Brasil e Venezuela pela Copa América. O site da empresa saiu do ar logo após a companhia aérea ter anunciado a oferta. Entretanto, a Gol afirmou ao Procon que as vendas aconteceram das 21h33min às 22h25min.
No entanto, muitos consumidores teriam ligado às 21h30min e não conseguido comprar, enquanto outros efetuaram a compra às 22h25min. O órgão vai investigar se houve fraude.
Além disso, a empresa teria informado que foram disponibilizadas 140 passagens promocionais, mas 167 foram vendidas em menos de uma hora. “A equipe de fiscalização conduzirá uma apuração mais aprofundada e adotará medidas e sanções com base no Código de Defesa do Consumidor”, informou o Procon em nota.
O órgão havia solicitado que a empresa explicasse quantas passagens aéreas foram comercializadas, quais os destinos e em quanto tempo os tickets foram vendidos. Também havia sido pedida a relação de consumidores que conseguiram adquirir as passagens.
Em parceria com a Brahma, os interessados poderiam comprar passagens para Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai por R$ 3,90, sem as taxas de embarque