Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A 3ª fase de implementação do Open Banking no Brasil tem início nesta sexta-feira (29). A principal mudança é a possibilidade de fazer um pagamento via Pix sem que seja necessário usar o aplicativo do banco em que possui conta.
Na prática, o consumidor poderá abrir um aplicativo de mensagens instantâneas ou de serviços de entrega, por exemplo, e transferir valores por Pix de uma conta para a outra sem precisar sair da interface do app.
Ao pedir comida, a pessoa poderá pagar pela refeição via Pix pelo próprio aplicativo, sem precisar utilizar a opção copia e cola e entrar no app do banco para fazer a transferência.
“É o primeiro encontro do Open Banking com o Pix”, afirma Gustavo Bresler, gerente de estratégia da Quanto, plataforma que atua com tecnologia para Open Banking. “Começamos a trabalhar não somente a conexão de dados, mas também a conexão de produtos financeiros”, diz.
“As possibilidades de uso são infinitas, e isso nos deixa muito animados porque a vida do brasileiro vai melhorar bastante com esse acesso facilitado aos produtos financeiros e a inclusão deles nas coisas que já fazemos no dia a dia”, afirma Bresler.
Para que o usuário consiga fazer esse pagamento por Pix sem sair do aplicativo, é preciso que a empresa responsável pelo app tenha feito essa solicitação ao Banco Central.
Funcionamento por etapas:
A 3ª fase do Open Banking funcionará em etapas, com o intuito de testar gradualmente a segurança e a adesão das novas ferramentas.
A partir desta sexta-feira (29) tem início a fase para pagamentos via Pix diretamente nas plataformas.
Importante lembrar que para o usuário acessar essa funcionalidade na sua plataforma já no dia 29, é preciso que a empresa requerida tenha feito pedido para ser iniciador de pagamento e utilizar a ferramenta ao Banco Central.
Em 15 de fevereiro de 2022 a possibilidade de transferência direta começa a valer para pagamentos com TED e transferência entre contas na mesma instituição. Em 30 de junho de 2022 passa a funcionar para pagamentos de boletos. E, em 30 de setembro de 2022, terá início para pagamentos com débito em conta.
Encaminhamento de proposta de crédito:
Outra novidade da 3ª fase do Open Banking é o encaminhamento de proposta de crédito. Se o consumidor autorizar as instituições financeiras a terem acesso a seus dados, elas poderão enviar propostas. Isso fará com que os usuários possuam um aumento considerável de oferta de crédito.
Esta etapa da 3ª fase do Open Banking só começa a valer em 30 de março de 2022.