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Na tarde desta quinta-feira (03), o Banco Central (BC) informou que houve um vazamento de dados de “natureza cadastral” relacionados com o PIX de clientes da instituição financeira Logbank Soluções em Pagamentos S/A.
Segundo a instituição, dados cadastrais vinculados a 2.112 chaves PIX, contendo o nome do usuário, o CPF, a instituição de relacionamento e o número da conta, foram vazados.
Esse foi o terceiro vazamento de informações relativa ao PIX, sistema de transferência de recursos do BC em tempo real.
- Em janeiro de 2022, o BC informou que houve vazamento de dados de “natureza cadastral” relacionados com o PIX de clientes da instituição financeira Acesso Soluções de Pagamento.
- Em setembro de 2021, a instituição informou o vazamento de chaves do PIX que estavam sob a guarda e a responsabilidade do Banco do Estado de Sergipe (Banese).
“Apesar da baixa quantidade de dados envolvidos, o BC sempre adota o princípio da transparência nesse tipo de ocorrência. Como nos casos anteriores, não foram expostos dados sensíveis, a ANPD [Autoridade Nacional de Proteção de Dados] foi avisada e as pessoas afetadas serão notificadas”, comunicou a instituição.
O BC informou ainda que as pessoas que tiveram seus dados cadastrais obtidos a partir do incidente serão notificadas “exclusivamente por meio do aplicativo de sua instituição de relacionamento”.
“Nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagem, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail”, acrescentou.
Segundo o Banco Central, as chaves Pix são usadas para o recebimento de recursos, ou seja, é uma identificação facilitada dos dados de qual é a instituição de relacionamento, agência, conta e tipo da conta.
“Isso significa que mesmo em posse dessa informação, não é possível o acesso ao saldo ou lançamentos da conta ou a realização de pagamentos ou transferências”, acrescentou.
Porém, a instituição admitiu que a exposição das informações “pode ser utilizada para aplicação de golpes de engenharia social, como, por exemplo, o golpista tentar persuadir a vítima de que é um funcionário do banco para tentar obter as credenciais de senha do usuário”.
Recomendando, desse modo, que os titulares de dados expostos se mantenham alertas e adotem as seguintes precauções, independentemente de incidentes.
- Sempre suspeitar de mensagens SMS ou em aplicativos enviadas por números desconhecidos e nunca clicar em links enviados por tais números;
- Ter atenção redobrada ao receber ligações de pessoas se passando por Bancos e jamais fornecer informações pessoais, códigos recebidos via SMS ou senhas bancárias, nem tampouco autorizar acesso remoto ao aplicativo ou internet banking;
- Ter cuidado com e-mails e páginas falsas que tentem se passar por qualquer instituição financeira;
- Nunca utilizar senhas fáceis de serem descobertas.