Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Na noite de quarta-feira (25), a Petrobras anunciou a assinatura do contrato de venda da refinaria Lubnor (Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste), no Ceará. A compradora, a Grepar Participações Ltda., adquiriu o empreendimento por um total de US$ 34 milhões.
A empresa é um consórcio formado pela Grecor Investimentos em Participações Societárias Ltda., Greca Distribuidora de Asfaltos Ltda. e Holding GV Participações S.A.
A refinaria é a 4ª a ter o contrato de venda assinado, das 8 que fazem parte do acordo firmado em 2019 entre a Petrobras e o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), que visa à redução da participação da petroleira no mercado de refino. A operação está sujeita à aprovação do Conselho.
De acordo com a Petrobras por meio de nota, a medida está alinhada à estratégia de gestão de portfólio e à melhoria de alocação do capital da companhia, visando à maximização de valor e maior retorno à sociedade: “A Petrobras segue concentrando cada vez mais os seus recursos em ativos que demonstram grande diferencial competitivo ao longo dos anos, com menores emissões de gases de efeito estufa”.
Em nota, o ainda presidente da Petrobras, José Mauro Coelho, afirmou que a venda é um momento importante para a abertura do mercado de refino:
“Estamos contribuindo para a construção de um mercado mais dinâmico, com mais competição entre os agentes, mais escolhas para os consumidores, mais investidores e mais investimentos”.