Nos siga em

O QUE ESTÁ PROCURANDO

FMI
Foto: Reprodução

Economia

FMI eleva previsões de crescimento global; Brasil deve crescer 1,2%

Nesta terça-feira (310, o Fundo Monetário Internacional (FMI) elevou ligeiramente suas perspectivas de crescimento global para 2023 devido à demanda “surpreendentemente resiliente” nos Estados Unidos e na Europa e à reabertura da economia da China depois que Pequim abandonou sua estrita estratégia de COVID zero 

Para o órgão, a economia brasileira deve crescer 1,2% neste ano, aumento de 0,2 ponto percentual em relação à edição de outubro do relatório World Economic Outlook (WEO). Para 2024, a projeção é de crescimento de 1,5%, uma diminuição de 0,4 ponto contra sua projeção anterior.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O desempenho brasileiro está abaixo da projeção para a economia global, que deve avançar 2,9% em 2023 – 0,2 ponto percentual acima da previsão feita em outubro. Para 2024, a expectativa é que o PIB mundial cresça 3,1% – 0,1 ponto a menos que o esperado pelo relatório anterior.

Segundo o FMI, o crescimento global ainda deve cair para 2,9% em 2023, de 3,4% em 2022, mas suas últimas previsões do World Economic Outlook marcam uma melhoria em relação à previsão de outubro de 2,7% de crescimento este ano, com alertas de que o mundo pode facilmente entrar em recessão.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Para 2024, o FMI disse que o crescimento global acelerará ligeiramente para 3,1 por cento, mas os aumentos das taxas de juros pelos bancos centrais em todo o mundo desacelerarão a demanda.

O economista-chefe do FMI, Pierre-Olivier Gourinchas, disse que os riscos de recessão diminuíram e os bancos centrais estão progredindo no controle da inflação, mas mais trabalho é necessário para conter os preços, e novas interrupções podem vir de uma nova escalada da guerra na Ucrânia e da batalha da China contra a COVID-19. 19.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Temos que estar preparados para esperar o inesperado, mas pode muito bem representar um ponto de inflexão, com o crescimento chegando ao fundo do poço e depois a inflação caindo”, disse Gourinchas a repórteres sobre as perspectivas para 2023.

Em suas previsões do Produto Interno Bruto (PIB) de 2023, o FMI disse que agora espera um crescimento do PIB nos EUA de 1,4%, acima do 1,0% previsto em outubro e após um crescimento de 2,0% em 2022.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O fundo citou consumo e investimento mais fortes do que o esperado no terceiro trimestre de 2022, um mercado de trabalho robusto e balanços de consumo fortes.

Ele disse que a zona do euro teve ganhos semelhantes, com crescimento de 2023 para o bloco agora previsto em 0,7 por cento, em comparação com 0,5 por cento nas perspectivas de outubro, após crescimento de 3,5 por cento em 2022. O FMI disse que a Europa se adaptou aos custos mais altos de energia mais rapidamente do que esperado, e uma redução dos preços da energia ajudou a região.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O Reino Unido foi a única grande economia avançada que o FMI previu que estaria em recessão este ano.

Ele prevê que a economia britânica encolherá 0,6 por cento este ano, em comparação com uma expectativa anterior de crescimento de 0,3 por cento. As pessoas estão lutando com taxas de juros mais altas, e as medidas do governo para restringir ainda mais os gastos também estão pressionando o crescimento, afirmou.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Esses números confirmam que não estamos imunes às pressões que atingem quase todas as economias avançadas”, disse o chanceler do Tesouro, Jeremy Hunt, em resposta à previsão do FMI. “Os desafios de curto prazo não devem obscurecer nossas perspectivas de longo prazo – o Reino Unido superou muitas previsões no ano passado e, se mantivermos nosso plano de reduzir a inflação pela metade, o Reino Unido ainda deverá crescer mais rápido do que a Alemanha e o Japão nos próximos anos. ”

China reabre

O FMI revisou a perspectiva de crescimento da China para 2023, para 5,2 por cento, ante 4,4 por cento na previsão de outubro, depois que sua estratégia de ‘zero-COVID’ reteve a economia. A taxa de crescimento da China foi de 3,0% em 2022, abaixo da média global pela primeira vez em mais de 40 anos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Ainda assim, o fundo acrescentou que o crescimento da China “cairá para 4,5% em 2024, antes de se estabelecer abaixo de 4% no médio prazo, em meio ao declínio do dinamismo dos negócios e ao lento progresso das reformas estruturais”.

Ao mesmo tempo, manteve a perspectiva da Índia de uma queda no crescimento de 2023 para 6,1%, mas uma recuperação para 6,8% em 2024, igualando seu desempenho em 2022.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Gourinchas disse que, juntas, as duas potências econômicas asiáticas contribuirão com mais de 50% do crescimento global em 2023.

Ele reconheceu que a reabertura da China colocaria alguma pressão sobre os preços das commodities, mas “no geral, acho que vemos a reabertura da China como um benefício para a economia global”, pois ajudará a aliviar os gargalos de produção que pioraram a inflação e criando mais demanda das famílias chinesas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Mesmo com a reabertura da China, o FMI prevê que os preços do petróleo cairão tanto em 2023 quanto em 2024 devido ao menor crescimento global em comparação com 2022.

Riscos

O FMI disse que há riscos tanto positivos quanto negativos para as perspectivas, com a acumulação de poupança criando a possibilidade de crescimento sustentado da demanda, especialmente para o turismo, e uma diminuição das pressões do mercado de trabalho em algumas economias avançadas ajudando a esfriar a inflação, diminuindo a necessidade para aumentos agressivos de taxas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Mas detalhou mais e maiores riscos negativos, incluindo surtos de COVID-19 mais generalizados na China e um agravamento da turbulência imobiliária do país .

Uma escalada da guerra na Ucrânia pode levar a um aumento ainda maior nos preços de energia e alimentos, assim como um inverno frio no norte no ano que vem, enquanto a Europa luta para reabastecer o armazenamento de gás e compete com a China pelo fornecimento de gás natural liquefeito, disse o fundo.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Gourinchas disse que os bancos centrais precisam ficar vigilantes e ter mais certeza de que a inflação está em trajetória descendente, principalmente em países onde as taxas de juros reais permanecem baixas, como na Europa.

“Portanto, estamos apenas dizendo, olhe, traga a política monetária um pouco acima do neutro, no mínimo, e mantenha-a lá. E então avaliar o que está acontecendo com a dinâmica dos preços e como a economia está respondendo, e haverá muito tempo para ajustar o curso, para evitarmos apertos excessivos”, disse Gourinchas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
FONTE : AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS
CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Escrito Por

Destaques

quais alimentos nunca devem ser cozidos

Curiosidades

As air fryers se tornaram os queridinhos da cozinha nos últimos anos, conquistando o público com a promessa de frituras mais saudáveis e práticas....

Últimas Notícias

Após o assassinato de três funcionários da Polícia Militar chilena, o governo estabeleceu um toque de recolher em três localidades da Província de Arauco....

Ciência e Tecnologia

Elon Musk,  CEO da SpaceX e da Tesla, não esconde sua ambição de colonizar Marte. Em uma recente reunião nas instalações da SpaceX em...

Brasil

Um homem de 38 anos, natural de São Paulo, morreu neste sábado (27) após ser atacado por quatro cães da raça pitbull no quintal...

Brasil

A tragédia que vitimou 10 pessoas na madrugada de sexta-feira (26) em uma pousada no Bairro Floresta, em Porto Alegre, segue com cinco vítimas...

Brasil

Neste sábado (27), uma carreta desgovernada atingiu onze carros e uma motocicleta no perímetro urbano da BR-135, próximo ao Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Brasil

Casa em Mongaguá

São Paulo

Um casal de idosos, residentes em Mongaguá, litoral de São Paulo, escapou por pouco de ter sua casa de herança vendida por golpistas. O...

Brasil

Na última sexta-feira (26/4), durante a Assembleia Geral dos Acionistas do Banco do Brasil (BB), foi definido que o salário da presidente da instituição,...

Últimas Notícias

O Senado do México aprovou na quinta-feira um projeto de lei que proíbe a chamada terapia de conversão no país. Esse tipo de tratamento...

São Paulo

O presidente do Sindicato do Metalúrgicos de São José dos Campos, Weller Gonçalves, entregou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) uma carta...

Últimas Notícias

A Polícia Civil localizou a mulher envolvida no caso em que teria levado seu filho de cinco anos à força das mãos da avó...

São Paulo

Uma fábrica clandestina de palmito juçara foi desativada e um homem foi multado em R$ 895 mil em Sete Barras, no interior de São...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Facebook
X\Twetter
LinkedIn
WhatsApp
Threads
Telegram
Reddit