Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Os novos diretores do Banco Central, Paulo Picchetti e Rodrigo Teixeira, assumiram oficialmente seus cargos nesta terça-feira (2), com mandato válido até 31 de dezembro de 2027. A cerimônia de posse ocorreu de forma restrita na sede do banco, em Brasília.
Paulo Picchetti assume a diretoria de Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos, enquanto Rodrigo Teixeira será o diretor de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta. Ambos foram anunciados pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em outubro, e tiveram suas nomeações aprovadas pelo plenário do Senado em dezembro.
De acordo com informações da Fundação Getúlio Vargas, onde leciona, Picchetti possui mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorado em Economia pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos. Já Teixeira, funcionário de carreira do Banco Central, ocupou anteriormente a posição de vice-secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão na prefeitura de São Paulo durante a gestão de Fernando Haddad e atuava como secretário-adjunto na Casa Civil desde janeiro de 2023.
A diretoria do Banco Central é composta por um presidente e oito diretores, sendo Roberto Campos Neto o atual presidente, com mandato até o final de 2024. Desde 2021, quando o Banco Central adquiriu autonomia administrativa por lei, os diretores e o presidente possuem mandatos fixos com prazos determinados, só podendo ser substituídos ao término do período estabelecido.