Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O Conselho de Administração da Petrobras se reunirá na próxima sexta-feira (24) para avaliar a nomeação da engenheira Magda Chambriard para a presidência da empresa. A informação foi confirmada pela presidente interina da Petrobras, Clarice Coppeti.
Magda Chambriard foi indicada pelo presidente Lula para substituir Jean Paul Prates e já passou por todas as etapas formais de aprovação interna da companhia.
O currículo de Magda foi submetido à análise interna da Petrobras, que verifica potenciais conflitos de interesse e a qualificação para o cargo.
De acordo com as normas da Petrobras, o presidente deve ser integrante do Conselho de Administração da empresa, o que exige a aprovação tanto do conselho quanto da assembleia de acionistas.
Com a renúncia de Prates, o processo foi simplificado. Após a avaliação do currículo, Magda precisa apenas da maioria dos votos no Conselho de Administração, composto por 11 membros.
Se aprovada, ela poderá assumir a presidência e seu nome será referendado pela próxima assembleia de acionistas.
**Perfil**
Magda Chambriard é engenheira civil formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em engenharia química. Possui especializações em engenharia de reservatórios, avaliação de formações, e produção de petróleo e gás.
Iniciou sua carreira na Petrobras em 1980, trabalhando na área de produção por mais de 20 anos. Em 2002, assumiu a assessoria da diretoria de Exploração e Produção da Agência Nacional de Petróleo (ANP).
Em 2008, Magda integrou a comissão interministerial criada pelo presidente Lula para estudar as regras de exploração e produção das reservas de petróleo e gás do pré-sal.
Em 2012, assumiu a diretoria-geral da ANP, onde permaneceu até 2016, liderando estudos técnicos que culminaram na primeira licitação do pré-sal.
Desde 2021, Magda atua na Assessoria Fiscal da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) e é sócia da empresa Chambriard Engenharia e Energia.