Economia

Aneel define redução de até 16,7% na conta de luz para milhares de mineiros

FOTO: MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

A partir de sexta-feira (22), mais de 87 mil unidades consumidoras atendidas pela DME Distribuição S.A. (DMED), empresa de energia elétrica com sede em Poços de Caldas (MG), terão suas tarifas reduzidas. A decisão foi tomada após a aprovação do reajuste tarifário anual pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), nesta terça-feira (19).

Os novos índices de redução nas tarifas são os seguintes:

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

**Empresa** | **Consumidores residenciais – B1**

DMED | -13,88%

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Baixa tensão (média) | -13,95%

Alta tensão (média) | -21,10%

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Efeito médio para o consumidor | -16,71%

A redução nas tarifas é principalmente atribuída à diminuição dos custos com encargos setoriais, transmissão e transporte de energia, além de componentes financeiros.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Revisão tarifária x Reajuste tarifário

No setor elétrico, existem dois tipos principais de ajustes nas tarifas: a Revisão Tarifária Periódica (RTP) e o Reajuste Tarifário Anual (RTA). A RTP, que ocorre em intervalos específicos do contrato de concessão, é mais complexa e envolve a definição do custo eficiente da distribuição (Parcela B), metas de qualidade, perdas de energia e o Fator X.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Já o RTA é um processo mais simples, realizado anualmente, quando não há a RTP. Nesse caso, é feita a atualização da Parcela B com base no índice de inflação (IGP-M ou IPCA) menos o Fator X.

Ambos os processos incluem a atualização dos custos com a compra e transmissão de energia, além dos encargos setoriais relacionados a políticas públicas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile