Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A Black Friday deste ano foi um grande sucesso no Brasil, superando as expectativas e alcançando o melhor desempenho desde 2020, ano marcado pelo início da pandemia de Covid-19. Os dados foram divulgados pelo Valor Econômico.
O comércio eletrônico registrou um aumento de 11% no faturamento em comparação com o ano passado, superando as previsões iniciais. Entre a quinta-feira (28) e a manhã de domingo (1º), as vendas ultrapassaram R$ 8 bilhões.
Esse crescimento foi impulsionado pelo aumento de 12% no volume de pedidos online, que alcançou 14,4 milhões. No entanto, o valor médio gasto por compra teve um crescimento modesto de 0,8%, chegando a R$ 555,17, conforme dados da Clearsale.
Na sexta-feira (29), o comércio eletrônico registrou um salto de 76% nas vendas em relação ao dia anterior e uma alta de 4% em relação à Black Friday de 2023, segundo a Linx, empresa do grupo StoneCo. Durante a semana de promoções, as vendas cresceram 5% na mesma comparação.
Os marketplaces, que envolvem a venda de produtos de lojistas parceiros, também tiveram um bom desempenho, com um aumento de 24% no faturamento em relação ao mesmo período de 2023. Entre os dias 25 e 29 de novembro, o faturamento desses canais de vendas cresceu 45%.
As lojas físicas também apresentaram resultados positivos, especialmente nos segmentos de moda, vestuário, confecção e calçados. Na sexta-feira, as vendas aumentaram 23% em comparação com o ano passado e 33% em relação ao dia anterior. Ao longo de toda a semana promocional, as vendas nas lojas físicas subiram 13%.
O setor de calçados foi um dos destaques, registrando um aumento de 15% nas vendas em relação ao mesmo período de 2023.