Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O Banco Central (BC) anunciou que o PIX, sua ferramenta de transferência de recursos em tempo real, atingiu um novo recorde de 239,9 milhões de transações em um único dia. O marco foi registrado no último dia do pagamento da primeira parcela do 13º salário, que foi antecipada para a sexta-feira (29), já que o prazo original terminaria no sábado (30).
O total financeiro das quase 240 milhões de transações alcançou R$ 130 bilhões. O recorde anterior, de 227,4 milhões de transações, havia sido registrado em 6 de setembro deste ano. O BC destacou que os números demonstram a crescente importância do PIX como uma infraestrutura digital pública, contribuindo para a inclusão financeira, inovação e concorrência no setor de serviços de pagamento no Brasil.
Lançado em novembro de 2020, o PIX processou R$ 17,18 trilhões em transferências e pagamentos em 2023, representando 39% das transações financeiras no país, uma alta de 75% em relação ao ano anterior.
Além disso, desde outubro de 2024, o Banco Central passou a oferecer o PIX Agendado Recorrente. Essa modalidade permite o agendamento de pagamentos fixos e recorrentes, como aluguel e serviços prestados por autônomos (terapeutas, diaristas, personal trainers, entre outros), com o valor sendo transferido automaticamente na mesma data todo mês.
O lançamento do PIX Automático, inicialmente previsto para outubro deste ano, foi adiado para 16 de junho de 2025. Esta modalidade permitirá o agendamento de pagamentos para contas de água, luz, escolas, academias, entre outros serviços, sem a necessidade de um acordo entre o banco e as empresas, o que ampliará o alcance do sistema. O modelo atualmente disponível para pagamentos recorrentes é o débito automático, que depende de parcerias entre bancos e prestadores de serviço.