Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O Banco Central (BC) voltou a atuar no mercado cambial nesta terça-feira, 17, ao anunciar um leilão à vista em lote mínimo de US$ 1 milhão, com liquidação prevista para quinta-feira, 19. As propostas foram recebidas entre 9h36 e 9h41.
O dólar alcançou R$ 6,17 durante o pico desta terça, após iniciar o dia em alta, impulsionado pela divulgação da ata do Comitê de Política Monetária (Copom), que reforçou a expectativa de aumento da taxa Selic para 14,25% em março de 2025.
Na segunda-feira, 16 de dezembro, o Banco Central realizou dois leilões para tentar conter a alta da moeda, mas o dólar fechou em alta. A ata do Copom destacou que o cenário para o controle da inflação, que até a penúltima reunião estava incerto, se tornou “mais adverso”.
A autoridade monetária também apontou que a percepção dos agentes econômicos sobre o pacote fiscal teve um impacto “relevante” nos preços dos ativos e nas expectativas futuras, afetando especialmente o prêmio de risco, a inflação e a taxa de câmbio.
Segundo o BC, houve uma “desancoragem adicional” das projeções, o que torna o cenário ainda mais desafiador e exige uma política monetária mais rigorosa.
A ata do Copom afirmou que “a desancoragem das expectativas de inflação é um fator de desconforto comum a todos os membros do Comitê e deve ser combatida”.