Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O Banco Central (BC) revisou a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2024 para 3,5%, ante a estimativa anterior de 3,2%. A alteração reflete uma surpresa positiva nos resultados do terceiro trimestre e nos indicadores do quarto trimestre disponíveis até a data de corte do relatório.
Para 2025, a projeção de crescimento do PIB passou de 2% para 2,1%. A revisão foi impulsionada pela expectativa de um desempenho mais forte do setor agropecuário e pelo aumento do carregamento estatístico de 2024 para 2025. No entanto, a projeção de um aperto monetário mais intenso ao longo de 2025 contribuiu para a redução da estimativa.
No relatório, o BC explicou que a projeção para 2024 foi ajustada com base em uma revisão para cima do crescimento do setor de serviços, o que foi parcialmente compensado por uma revisão para baixo nas estimativas para a agropecuária e a indústria. A previsão para o setor agropecuário caiu para -2%, para a indústria foi ajustada para 3,3%, e para os serviços subiu para 3,8%.
A projeção para as exportações ficou praticamente estável, passando de 3,2% para 3%, enquanto a estimativa para as importações foi revista para cima, de 11,3% para 13,7%. O BC destacou que o aumento reflete uma desaceleração menor do que o previsto para o terceiro trimestre.
No cenário global, o BC indicou que o crescimento em 2025 pode ser inferior ao de 2024, devido a fatores geopolíticos. No âmbito doméstico, o recente aperto nas condições financeiras pode ter um impacto contracionista mais intenso do que o considerado. O relatório foi divulgado nesta quinta-feira (19).
![](https://gazetabrasil.com.br/wp-content/uploads/2024/03/logo2.png)