Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O Itamaraty anunciou nesta segunda-feira (6) que a Indonésia se tornou membro pleno do Brics, um grupo de países emergentes com destaque no desenvolvimento econômico. O Brasil, que assumiu a presidência rotativa do bloco em 2025, dará continuidade ao processo de expansão do grupo.
Em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores ressaltou que a Indonésia, detentora da maior população e economia do Sudeste Asiático, compartilha com os demais membros do Brics o apoio à reforma das instituições de governança global e tem uma contribuição significativa para o aprofundamento da cooperação do Sul Global.
A candidatura da Indonésia foi aceita pelos líderes do Brics durante a cúpula de 2023, mas o país formalizou seu interesse em aderir ao bloco após a eleição de Prabowo Subianto para a presidência, em março de 2024. Com a adesão da Indonésia, o Brics passa a contar com 10 membros: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Irã, Emirados Árabes, Egito, Etiópia e Indonésia. A Arábia Saudita, embora não tenha formalizado a adesão, tem participado de todas as reuniões do grupo.
O Brasil assumiu a presidência rotativa do Brics em 1º de janeiro, com mandato até 31 de dezembro. Durante sua gestão, o país buscará promover a reforma da governança global e o desenvolvimento sustentável com foco na inclusão social.
Sob o lema “Fortalecendo a Cooperação do Sul Global para uma Governança mais Inclusiva e Sustentável”, o governo brasileiro enfrentará o desafio de integrar os novos membros e seguirá trabalhando na implementação de um sistema de pagamento com moedas locais no comércio entre os países, visando diminuir a dependência do dólar.