Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O principal índice da Bolsa de Valores brasileira (B3), o Ibovespa, fechou esta quarta-feira (15) em alta, avançando 0,65% e chegando a 142,6 mil pontos. O dólar, por sua vez, teve queda e ficou cotado a R$ 5,45.
O bom humor do mercado foi influenciado, principalmente, pelas expectativas de um possível encontro entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder chinês, Xi Jinping, para tentar resolver a atual guerra comercial.
Guerra Comercial e a Ameaça das “Terras Raras”
A possibilidade de negociação surgiu após o Secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, indicar que Trump estaria disposto a se reunir com Xi Jinping durante a cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), na Coreia do Sul, no final de outubro.
A expectativa de reunião busca acalmar o mercado, que foi abalado pela decisão da China de limitar a exportação de terras raras (minerais essenciais para a tecnologia). Em resposta, a Casa Branca impôs tarifas adicionais de 100% sobre produtos chineses.
Bessent fez um alerta, misturando negociação com ameaça: “Os EUA não querem se desvincular da China, mas teriam que agir se Pequim se mostrar um fornecedor não confiável”. Ele criticou a China por, além de tudo, “alimentar a guerra da Rússia na Ucrânia”.
“Se a China quiser ser um parceiro não confiável para o mundo, o mundo terá de se desvincular”, ameaçou o Secretário do Tesouro.
Cenário de Juros e Economia Doméstica
O mercado também reagiu positivamente ao tom do presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano), Jerome Powell, que reforçou as apostas em mais cortes na taxa de juros americana ainda em 2025.
No cenário doméstico, o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, voltou a defender a Medida Provisória (MP) que foi arquivada na semana passada. Haddad afirmou que a maior parte da MP arquivada era “incontroversa” e que o texto poderia ser resgatado para recompor a arrecadação do governo no próximo ano.
Bancos na Bolsa
No mercado de ações brasileiro, a maioria dos grandes bancos acompanhou a alta do Ibovespa:
- Santander (SANB11): +1,53%
- Bradesco (BBDC3; BBDC4): +1,51% e +1,22%
- Itaú (ITUB4): +0,24%
- O único em queda foi o Banco do Brasil (BBAS3): -1,69%