Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Além de acionar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para “sanar falhas” no pedido de registro de candidatura do presidente Jair Bolsonaro (PL), o Ministério Público Eleitoral (MPE) constatou falhas na documentação apresentada também por Lula (PT), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB).
Outros três presidenciáveis também foram alvos do MPE: Leonardo Péricles (Unidade Popular), Sofia Manzano (PCB) e Pablo Marçal (Pros).
No caso dos três primeiros, os requerimentos foram apresentados na segunda-feira.
Sobre o registro de Lula, o vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gustavo Gonet Branco, identificou apontou que o petista não apresentou as certidões criminais de 1ª e 2ª instâncias da Justiça Estadual, expedidas para fins eleitorais.
E que o petista anexou documentação insuficiente sobre processos em que figura como parte na 1ª instância da Justiça Federal.
Já com relação ao pedido de candidatura de Ciro, o representante do MPE apontou que o candidato do PDT não está quite com a Justiça Eleitoral em razão de uma multa eleitoral.
Simone Tebet, por sua vez, foi instada a apresentar registros expedidos para fins eleitorais da 1ª e 2ª instâncias da Justiça Estadual, e também a apresentar as propostas defendidas por ela — o plano de governo foi divulgado nesta segunda.