Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O número de candidatos policiais e de outras forças de segurança aumentou 27% nesta eleição quando comparado com os dados de 2018. A informação consta em levantamento feito pelo site g1 com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O TSE mostra que mais de 1,7 mil candidatos vinculados às policias militar, civil, bombeiros e membros das Forças Armadas apresentaram registro na Corte Eleitoral. 4 anos atrás, esse total foi de pouco mais de 1,3 mil.
O maior crescimento foi observado no total de candidatos que declararam trabalhar como PMs. Em 2018, foram 601, e agora são 817, aumento 36%.
Para identificar os candidatos, o site considerou a informação fornecida pelos candidatos sobre a sua ocupação e a identificação do nome de urna. Esse critério também é adotado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública em seus levantamentos.
O grupo dos candidatos que utilizam nomes de patentes ou cargos nas forças de segurança, mas que registraram outras ocupações, apresentou aumento de 78%.
O PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, é o que tem o maior número de candidatos das forças de segurança. O PSTU tem o menor número.
Entre os estados, o RJ lidera em número de candidatos das forças de segurança. Tocantins é o que tem menos.